Fichamento

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA







Fichamento


















São Cristovão/SE; 06 de Agosto de 2013
UNIVERSIDADE FERERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
PROFª Drª Rosana Oliveira Batista
Acadêmico: Lucas Santos Bispo

FICHAMENTO

Moreira RuyGeografia e práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geograficas /
Ruy Moreira – São Paulo: Contexto 2012
Pgs. 61 à 73

I- REALIDADE E METAFÍSICA NAS ESTRUTURAS GEOGRAFICAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. (Pg. 61)
“O que ocassiona para o discurso geografico a enorme dificuldade que tem de explicar e conpreender o mundo”.(Pg.61)

A TRADIÇÃO ONTEGRADA E O OLHAR DUAL. (Pgs.61 à 63)“Quando inaugurou a modernidade, separando como entes de qualidades distintas a res congitans (o ser pensante) e a res extensa (o espaço), e concebendo que tudo no mundo é especial, exceto as ideias...”(Pg.61) onde dividi-se o espaço e o homem. “Na verdade, trata-se do efeito de um pacto estabelecido entre a religião e a ciência no decorrer do Renascimento, decidindo caber à ciência o mundo físico ea religião, o metafísico.”(Pg.62). O pensamento geografico dar duas respostas para os problemas: “A primeira, classica, é a que vê a técnica como a ponte de meditação que une homem e natureza numa relação de cogitação donte o espaço surge como oprodutor por cujo meo do homem e natureza por fim se integram numa só unidade. A segunda, recentente, é a que vê a tecnica como um produto da própriarelação organica do homem com a natureza, a relação homem-natureza se passando inicialmente como um movimento intranatureza e se resolvendo como um movimento socionatural

A CONSISTÊNCIA DO PROBLEMA A GEOGRAFIA DA METAFÍSICA MODERNA.(Pgs. 63 à 65)
“O travo a um discurso espacial que no plano da epistetemologia realiza a tarefa de superar a dicomonia sujeito-objeto e no plano ondontológico a dadicotomia essência-existência.”(Ps.63). “Não deixa de ser esta busca o que move a tradição geográfica ao tomar a relação homem-natureza como seu tema de pesquisa, mas a relação homem-espaço como seu objeto reflexivo.”(Pg.63). “Expurgando da esfera do res coitans para o ser uma res extensa, o espaço, visando como condição do nascimento de ciência moderna, foi transformado numa categoria do discursodo estar, abdicando, tal como a acusação de Heidegger à tragetoria da Filosofia, do seu carater de um fundamento ondontológico do ser.”(Pg.63). “Para além de Descartes e do pacto metafísico, trata-se, porém, de um subproduto no plano de consciência do próprio modo geografico como a existência humana vem sendo contituida no tempo.”(Pg.64). “O efeito conbinado do tríplice ato de desnaturização,desterreação e desterritorização, que por tabela leva à desespacialização...”(Pg.64).

A METAFÍSICA REGEOGRAFIZADA. (Pg.65)
“... se com Descartes o espaço da espacialidade moderna concretiza o velho discurso de realização impírica dos universos da metafísica clássica, com Hegel esta realização é própria concretude do capitalismo como uma sociedade de alienação integralizada.”(Pg.65)

II- EM TORNODA MODERNIDADE: A FACE E OS ARDIS DA RAZÃO
“Tudo indicava um estado do fim.Fim da modernidade.” “... nunca a totalidade tanto impôs sua força: ao fim e a cabo, o Estado, o trabalho e a razão moderna dominam nossas vidas.”(Pg.66).

A CRÍTICA PÔS-MODERNA
“O mundo deixando de ser o universo metafísico para vim a ser a metafísica do efêmero.Adeus da ideia de um mundo pensado como projeto detotalidade e do sujeito como demiurgo.”(Pg.66). “... é a crise que leva o espaço e o tempo a uma nova forma de concepção, crise estampada na têndencia de se perceber e realizar o mundo de uma forma mental nova.”(Pg.67)

A TOTALIDADE MODERNA
“... que não demora a fazer-se o uno da Modernidade, na qual a representação heliocêntrica significa uma mudança na ordem do conceito e a manufatura, uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!