FICHAMENTO

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRR
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS- CCH
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
ACADÊMICO: JOELMIR MOTA DOS SANTOS

FICHAMENTO

CARVALHO, José Murilo de, 1939- Os bestializados: Rio de Janeiro e a República- São Paulo- companhia de letras, 1987.

O autor retrata No primeiro capítulo, o período de instabilidade na transição do Império para República em especial aprimeira década republicana caracterizado por intensas transformações de natureza social, política, econômica e cultural. Pontuando as principais transformações, José Murilo de Carvalho põe como uma das mais contundentes, o elevado crescimento demográfico da época. Essa modificação teria sido resultado do fenômeno da intensificação do êxodo rural, da abolição da escravidão e do aumento da imigração.Diante disso, a antiga capital do Império vê-se tomada de pessoas que acabam formando uma massa mal remunerada ou até mesmo desocupada e sem remuneração, uma camada que ficou conhecida na época como os perigosos: jornaleiros, domésticos, ladrões, malandros, capoeira, prostitutas, etc...  Além disso, esta população em grande crescimento ocasionou problemas habitacionais, tanto em termos dequantidade quanto de qualidade.
Outra modificação apontada pelo autor tange o campo financeiro. O período é marcado pela febre especulativa, diante da política emitente do novo governo. Uma forte característica era a ânsia de enriquecer a todo custo, comum à época. Outro reflexo dessa política seria a constante instabilidade cambial e, sobretudo, o desenfreado aumento do custo de vida no país emdetrimento do aumento salarial, fenômeno que desestabilizou a sociedade como um todo (elite e povo). Em relação ao cenário político, o autor expõe ainda que a instauração do Regime Republicano gerou uma expectativa, por parte das contra-elites e das parcelas excluídas politicamente, de uma ampliação de participação nas decisões políticas. Contudo essa esperança não atingiu aplicação real:  A expectativainicial despertada pela República, de maior participação, foi sendo assim emissionista frustrada. O movimento que aconteceu no plano das ideologias e mentalidades também foi tema abordado: não houve no Brasil a produção de correntes ideológicas próprias, e sim uma importação de ideologias estrangeiras. Positivistas, anarquistas, liberais e socialistas serão os responsáveis pela elaboração dodiscurso político-ideológico dos primeiros anos da República. Já no campo de moral, Carvalho coloca que as transformações por quais passou a capital: Ex. altos índices de população marginal, desequilíbrio entre os sexos, baixa taxa de nupcialidade, muitos nascimentos ilegítimos, entre outras coisas – gerou um relaxamento dos costumes e da moral da população: o que antes era implícito, encoberto,semiclandestino, se populariza e se legitima. A virtude da família interiorana perde-se diante disso.
A participação popular existente na capital republicana se restringia às práticas estabelecidas à margem da política oficial, vivenciadas nas festas populares, nas comunidades habitacionais étnicas ou locais e, posteriormente, a partir das associações anarquistas do operariado. Tal população pobreque atuavam à margem da política oficial, colocava-se terminantemente contrária ao republicanismo. Apesar de ter uma grande representação para o resto do país, o Rio de Janeiro estava vivenciando um turbilhão que limitava sua força política. A solução foi encontrada, justamente, a partir da redução da participação popular.
No segundo capítulo denominado- Repúblicas e cidadanias-, O autor afirmaque esse período é marcado por uma dinâmica de idéias importadas da Europa que misturadas e contrapostas eram utilizadas para se adaptar ao novo contexto. A antiga capital imperial estava embriagados em valores burgueses (enriquecimento, materialismo), onde as finanças tinham presença garantida nas discussões de vários campos da sociedade, inclusive na política. Discorrendo acerca das mudanças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!