Fichamento Ética,cidadania e Educação Especial de PAULA, Lucilia A.L.

2965 palavras 12 páginas
Fichamento 2:
Ética,cidadania e Educação Especial

Referência: PAULA, Lucilia A.L. Ética, cidadania e Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial. 4|: 91-109. Disponível em http://www.marilia.unesp.br/abpee/homepageabpee04_06/artigos_em_pdf/revista4numero1pdf/r4_art08.pdf Reflexão da Filosofia
A filosofia é a reflexão do homem sobre si mesmo ,sobre a vida e sobre o mundo. (P.91)

Felicidade em Grupo
... ao pensamento político e social dos filósofos gregos ,percebemos que o homem busca o bem ,isto é a felicidade ,e esta so é possível através da efetivação da justiça dentro do grupo social. A justiça é suprema virtude política e indivídual ,e o supremo bem é a felicidade. (P.92)

Capacidade dos portadores de deficiência mental
O portador de deficênia mental pode apresentar um comprometimento da área intelectual e um atraso das condutas adaptativas ,mas possui a capacidade de percepção do justo e do injusto ,detectando a desigualdade e as práticas segregativas que o excluem da sociedade ,e cujas origens remotam a um passado longínquo. (P. 91)

Fundamentos da Educação
... a educação desempenha um papel fundamental na formação ética .social e política domcidadão . (P.91)

Ética e Política
Para Platão (427-347 a.C) e Aristóteles (384-322 a.C) ética e política são inseparavéis ,e o homem não pode isolar-se da pólis ,pois é um animal político e social. (P.91)

Pedagogia de Platão
A pedagogia de Platão é fundada na convicção de que o “caminho em que é orientado um homem pela sua educação de termine toda a sua vida futura”... (P.91)

Lei e Virtude
A ética propiciaria a organização racional da vida social a partir do estabelecimento de uma normatividade baseada na Lei e na virtude. (P.93)

Determinação do Mundo
O nasciemento desde homem novo esta articulado ao despontar a uma ordem social que possibilita a sua atuação como sujeito

Relacionados