Fichamento T&D 2º termo RH

Páginas: 10 (2254 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Capitulo 7
T & D e a competitividade das organizações


7.1 Objetivos
Entendendo a competitividade de uma empresa como a sua capacidade de ser bem-sucedida em mercados em que existe concorrência. No que consiste a competitividade e o que faz uma empresa ser competitiva? E indispensável a uma empresa ser competitiva para sobreviver?

7.2 Conceituando Competitividade
O conceito básico dacompetitividade e que a organização examina em que condições uma economia como um todo pode operar melhor ou pior, no sentido de distribuir os seus recursos de forma adequada. Por essa razão, sua atenção se volta mais para a análise das estruturas de mercado, ou seja, das formas de concorrência, com o intuito de avaliar seu efeito na eficiência geral da economia como um todo, do que para ascondições que a empresa precisa ter para competir.
Mas existem outros tipos de competitividade que está diretamente relacionada com a participação no mercado. Neste caso, ela é medida pelo desempenho ou posição no mercado, principalmente pelo volume das exportações e o mercado compartilhado.
A satisfação dos consumidores em adquirir os produtos e serviços influencia a competitividade das empresas.7.3 Competitividade das organizações
Não basta à organização garantir a eficiência operacional, o que, por si só, não garante um padrão adequado de competitividade. A competitividade só estará garantida ao se conseguir estabelecer uma posição privilegiada, sustentada no ambiente. Essa posição privilegiada pode resultar da criação e consolidação de uma imagem de empresa competitiva; todavia, vaidepender do que está sendo valorizado no ambiente e das características do segmento em que a organização atua. Se nesse ambiente a eficiência operacional é o elemento mais valorizado para a competitividade, a empresa competitiva será aquela que inovar nesse sentido e conseguir estabelecer os padrões que serão seguidos pelas demais. Uma análise da competitividade, com base apenas em padrões técnicos,constitui problema que tem sua raiz na incapacidade dos dirigentes empresariais de distinguir entre eficiência operacional e estratégia, embora possam ocasionar melhorias e ganhos operacionais, são incapazes de garantir uma posição privilegiada de sustentação da empresa.


7.4 As conexões biológicas das organizações
Todas as nossas atividades acontecem em um contexto de grupo e, nele,qualquer trabalhador é tão influenciado que o seu desempenho pode ser sensivelmente alterado. 
Por outro lado não basta simplesmente colocar as pessoas juntas para que se alcance um bom desempenho. É preciso que a pessoa aprenda como interagir de maneira a compartilhar informações, confrontar diferenças e cooperar com os seus pares. A gerência que conhece as fases de desenvolvimento de um grupo sabeque não pode cobrar resultados enquanto os indivíduos que trabalham juntos não tenham resolvido algumas questões entre eles.

7.5 Competitividade e pessoas
É inegável que a forma como fomos educados não nos permite olhar para a diversidade sem uma certa parcialidade. Entende-se que um ambiente constituído por profissionais de diferentes formações, com diferentes histórias de vida, tem maiorchance de fazer uma leitura de mundo muito mais abrangente, visualizar ângulos não percebidos por muitos, apresentar ideias originais e usar referências pouco comuns. A empresa formada por diferentes públicos internos tem um repertório rico de comportamento e conhecimento para atender a diferentes públicos externos.

7.6 Eixo de competitividade
A competitividade se desenvolve em 5 eixos, todosigualmente importantes, que se interligam para estabelecer uma nova ferramenta de gestão que deve medir a capacidade das empresas de sobreviver às transformações esperadas da sociedade.
Processos: são os indicadores de qualidade e produtividade, as certificações ISSO e todos os esforços na busca de eficiência e economia de escalas.
Tecnologia: lida com a engenharia do negócio em si, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rh t e d
  • Rh
  • Comunicação T&D 2º PERÍODO ESTÁCIO DE SÁ
  • Seminário e Workshop T&D 2º PERÍODO ESTÁCIO DE SÁ
  • TRABALHO EIXOS DE COMPETITIVIDADES T&D 2º PERÍODO ESTÁCIO DE SÁ
  • Trabalho Liderança Motivação T&D 2º PERÍODO ESTÁCIO DE SÁ
  • T D
  • Fichamento sobre termo de termo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!