fichamento S NCHEZ GAMBOA

851 palavras 4 páginas
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó SC: Argos, 2008.

O presente trabalho trata-se de um fichamento, que o autor de forma didática dirigiu a alunos e pesquisadores interessados na elaboração de projeto de investigação científica.
Para melhor entendimento sobre a elaboração de projetos serão demonstradas aqui, as citações mencionadas pelo autor, para uma melhor compreensão das fases e procedimentos que explicitam o tratamento científico.
De acordo com BACHELARD (1989: 189):
Se considerarmos que a pesquisa científica tem como objetivo produzir conhecimentos sobre um determinado fenômeno, experiência, fato, acontecimento, ou problema e se ainda partimos do entendimento de que o conhecimento “nada mais é que uma resposta a uma pergunta”.

Para Sánchez (2008), é desta forma que se é traçando um caminho de ida e de volta, da pergunta (ponto de partida), à resposta (ponto de chegada) e desta, de novo, à pergunta. O autor ressalta também que:

As fontes poderão ser definidas quando esgotadas as respostas obtidas nas informações limitadas do próprio pesquisador e as coletadas nos saberes disponíveis nos sistemas de divulgação não são suficientemente seguras ou confiáveis. Nesse caso, a pergunta;” Onde poderia se obter novas informações e dados para elaborar as respostas para as questões formuladas no projeto?” poderá indicar as possíveis fontes a serem privilegiadas na pesquisa?” (SÁNCHEZ, 2008 p 20).

Na visão de Sánchez (2008, p1).

”os projetos de pesquisa se caracterizam por organizarem os procedimentos para conseguir a elaboração do diagnóstico exaustivo sobre um problema concreto, localizado no mundo da necessidade humana”.
O mesmo autor ressalta afirma que:
Com o surgimento dos primeiros filósofos para os quais a resposta para todas as questões relativas a um fato ou fenômeno não está nos mitos, nem nas forças superiores, situadas para além dos fenômenos, cabe,

Relacionados