Fichamento O significado sócio-histórico da profissão

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Fichamento do texto: O significado sócio histórico da profissão – Maria Carmelita Yazbek, da página 126 a página 139.
Institucionalização e legitimação do Serviço Social
“A institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classessociais na consolidação do capitalismo monopolista. Assim, a institucionalização da profissão de uma forma geral, nos países industrializados, está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação social.” (pág. 129).
“As particularidades desse processo no Brasil evidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursosmobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social, a partir dos anos 30, quando a intensidade e extensão das suas manifestações no cotidiano da vida social adquirem expressão política.” (pág. 129).
“A institucionalização e legitimação do Serviço Social como profissão, no Brasil, têm como fundamento processos dereprodução social da vida, e nestes, particularmente, as diversas manifestações da questão social, como a pobreza, a subalternidade e a exclusão social.” (pág.135).
Significado social da profissão
“(...) o significado social da profissão só pode ser desvendado em sua inserção na sociedade, ou seja, a análise da profissão, de suas demandas, tarefas e atribuições em si mesmas não permitem desvendar alógica no interior da qual essas demandas, tarefas e atribuições ganham sentido. Assim sendo, é preciso ultrapassar a análise do Serviço Social em si mesmo para situá-lo no contexto de relações mais amplas que constituem a sociedade capitalista, particularmente, no âmbito das respostas que esta sociedade e o Estado constroem, frente à questão social e às suas manifestações, em múltiplasdimensões.” (pág. 126 e 127).
“Um conceito fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista é o conceito de reprodução social que, na tradição marxista, se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade.” (pág. 127).
Reprodução das relações sociais
“(...) A reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade da vidasocial, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social. (...) Dessa forma, a reprodução das relações sociais é a reprodução de determinado modo de vida, do cotidiano, de valores, de práticas culturais e políticas e do modo como seproduzem as ideias nessa sociedade. Ideias que se expressam em práticas sociais, políticas, culturais, padrões de comportamento e que acabam por permear toda a trama de relações da sociedade.” (pág.127).
“Assim, pela criação e desenvolvimento de instituições assistenciais estatais particularmente na década de 1940, o Estado passa a intervir no processo de reprodução das relações sociais, assumindo opapel de regulador e fiador dessas relações, tanto na viabilização do processo de acumulação capitalista, como no atendimento das necessidades sociais das classes subalternas.” (pág. 132)Demandas e necessidades sociais
“(...) pelo atendimento de demandas e necessidades sociais de seus usuários, podendo produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais, políticas e culturais na vida dapopulação com a qual trabalha, viabilizando seu acesso a políticas sociais, programas, projetos, serviços, recursos e bens de natureza diversa. Nesse âmbito, desenvolve tanto atividades que envolvem abordagens diretas com os seus usuários, como ações de planejamento e gestão de serviços e políticas sociais.” (pág.135).
“No conjunto desta ação profissional institucionalizada, o assistente social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do texto O significado sócio-histórico da profissão
  • Fichamento do texto: O significado sócio-histórico da profissão.
  • “O significado sócio-histórico da profissão”,
  • O significado sócio-histórico da profissão
  • 1 O significado socio historico da profissao
  • Significado sócio-histórico da Profissão Assistente Social
  • Síntese do texto: “o significado sócio-histórico da profissão”
  • Fichamento: • Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade; • O...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!