Fichamento o que é ciencia a final alam Chalmes

8912 palavras 36 páginas
1.INTRODUÇÃO
Este fichamento foi elaborado através da leitura realizada do livro “O que é ciência, afinal ?” como método de pesquisa e leitura. Ao desenvolver este trabalho, percebemos algumas críticas e apontamentos positivos do autor em relação ao processo indutivo e dedutivo, assim como a demonstração de possíveis errosnas técnicas de observação, apresenta também o falsificacionismo e suas teorias, demasiando em alguns momentos a teoria como estrutura de uma pesquisa.

ALAN F. CHALMERS O QUE É CIÊNCIA AFINAL? Editora Brasiliense 1993 P.11 “Este livro pretende ser uma introdução simples, clara e elementar às opiniões modernas sobre a natureza da ciência.” Minha intenção de manter a discussão simples revelou-se razoavelmente realista por cerca de dois terços do livro. Quando cheguei a esse ponto e tive que começar a criticar as opiniões modernas, descobri, primeiro, para minha surpresa, que eu discordava dessas opiniões mais do que pensava; e, segundo, que a partir de minha crítica estava emergindo uma alternativa razoavelmente coerente.”

INTRODUÇÃO

P.17 “Nos tempos modernos, a ciência é altamente considerada. Aparentemente há uma crença amplamente aceita de que há algo de especial a respeito da ciência e de seus métodos.”
Há abundância de provas na vida cotidiana de que a ciência é tida em alta conta, a despeito de um certo desencanto com ela, devido a consequências pelas quais alguns a consideram responsável, tais como bombas de hidrogênio e poluição.
P.18 “A ciência fala e diz que a Bíblia Cristã é comprovadamente verdadeira, e prosseguia nos dizendo que “até os próprios cientistas acreditam nisso atualmente”. A alta estima pela ciência não está restrita à vida cotidiana e à mídia popular. É evidente no mundo escolar e acadêmico e em todas as partes da indústria do conhecimento. Muitas áreas de estudo são descritas como ciências por seus defensores, presumivelmente num esforço para demonstrar

Relacionados