fichamento: O que é Semiótica - SANTAELLA, Lúcia

Páginas: 17 (4016 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
FICHAMENTO
O que é Semiótica. SANTAELLA, Lúcia. São Paulo: brasiliense. Coleção Primeiros Passos. 2008.

Capítulo 1- Primeiros Passos para a Semiótica
A autora, Lúcia Santaella, inicia seu livro nos questionando sobre o real significado de semiótica, observando a construção morfológica da palavra. Ao nos mostrar que essa analise seria rasa para identificar todos os aspectos dessa ciência, aautora nos convida para seu estudo e definições do termo.

Capítulo 2- Uma definição ou um convite?
Nesse tópico a autora opta por não definir toda a semiótica dentro de um só conceito. Ela implica que deixar as definições ainda em aberto é o que as mantém vivas, assim como vivas as curiosidades e inquietações que promovem mentes a investigá-la. Para ela, a semiótica é algo que ainda está emprocesso de crescimento. Uma ciência, um território do saber e do conhecimento ainda não sedimentado, indagações e investigações em progresso.

Capítulo 3- Linguagens verbais e não verbais
Aqui são tratadas as definições de língua e linguagem, bem como as diferenças entre linguagem verbal e não verbal, com a finalidade de informar a que o estudo de semiótica se direciona e até onde elepode envolver. “O século XX viu nascer e está testemunhando o crescimento de duas ciências da linguagem. Uma delas é a linguística, ciência da linguagem verbal. A outra é a Semiótica, ciência de toda e qualquer linguagem”.


Capítulo 4- Até Onde Vai a Semiótica
Lucia define que as linguagens estão no mundo e nós estamos na linguagem. A semiótica é a ciência que investiga todas as linguagenspossíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno como fenômeno de produção de significação e de sentido. Nos fenômenos, sejam eles quais forem – uma nesga de luz ou um teorema matemático, um lamento de dor ou uma ideia abstrata da ciência -, a Semiótica busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo. Tão-só e apenas. Eisso já é muito.

Capítulo 5- O legado de C. S. Pierce
É discutido brevemente sobre o histórico mundial do nascimento da semiótica como ciência e, em seguida, Lúcia presta suas homenagens ao grande cientista Pierce contando sua história de vida e de sua trajetória acadêmica até se encontrar em estudos semióticos e seus devidos e até atrasados reconhecimentos por suas pesquisas.

Capítulo 6-Um só Homem dialogando com 25 séculos de filosofia ocidental
Aqui a autora fala do conflito sobre as vertentes de filosofia e lógica e o posicionamento da semiótica entre elas, enquanto descorre como Pierce passou pelo mesmo debate. Ela ressalta seus conhecimentos nas áreas e exprime sua opinião de que ao menos a semiótica pierceana tem caráter mais filosófico e científico.

Capítulo 7- Parase ler o mundo como linguagem
Nesse ponto, é tratado os conceitos de ciências e sua devidas classificações entre si e entre o meio, onde a autora tenta de acordo com as teorias pierceanas localizar em qual universo científica se encontra a semiótica, no qual ela observa ser junto ao da matemática e filsofia em ciências da observação, que são assim características por serem altamente abstratas.Capítulo 8- O universo está em expansão
Após embasar o leitor de como Pierce chegou a conclusão de seus próprios conceitos e começou a organizar suas teorias mais cientificamentes, a autora apresenta e explica todo o conceitos e sub-conceitos envolvidos no modelo de arquitetura filosófica Peirceano. Contando com definições de Fenomenologia, Ética, Estética, Metafísica entre outras, Lúcia apresentaconhecimentos fundamentais a compreensão da organização das categorias e da semiótica por Pierce.

Capítulo 9- Abrir as janelas: Olhar para o mundo
“Dizia Peirce: ‘A fenomenologia ou doutrina das categorias tem por função desenredar a emaranhada meada daquilo que, em qualquer sentido, aparece, ou seja, fazer a análise de todas as experiências é a primeira tarefa a que a filosofia tem de se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Livro O que é semiótica Lucia Santaella
  • Resumo: o que é semiótica
  • Fichamento conceitual do capitulo 1 semiótica aplicada
  • Resumo semiótica aplicada
  • Relatório do livro “o que é semiótica” – lúcia santaella
  • Fichamento lucia santaella
  • Resenha do livro O que é semiótica de Lucia Santaella
  • Semiotica Resenha "A matriz sonora e suas finalidades" de Lucia Santaella

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!