Fichamento: O que é Polítiva

423 palavras 2 páginas
Curso de Relações Internacionais
Fichamento: MAAR, Wolfgang Leo. O que é política.

Em seu trabalho, o Autor tenta traduzir os significados que a palavra “Política” pode ter. Aquele o qual nos remete ao “... poder político, à esfera da política institucional”, nas palavras de Maar, e o outro o qual serve para práticas de um convívio social dos seres, no qual “procura traduzir anseios e interesses sociais” que, em todo caso, não necessariamente devem ser desenvolvidos por órgãos do governo.
O homem, sendo ele um ser social, dependente do meio em que vive, toma posse da política como um ato, ou uma “espécie de mal necessário, uma atividade social transformadora pela qual se visa a realizar certos fins, utilizando-se de determinados meios”.
Como um todo, cabe à atividade política transformar as vontades dos seres que vivem no meio das relações sociais. E, segundo o Autor, cabe afirmar que “à política caberia privilegiar o estudo e a transformação das condições objetivas na sociedade...”. E que as vontades individuais são rejeitadas em favor dos interesses coletivos.
Com estudos Marxistas, Wolfgang remonta ao indivíduo como significado de onde vive. E sendo o capital o que determina a moral do indivíduo, ele perde seu significado e passa a ser servo das coisas, ou seja, servo do capital.
A política não pode apenas servir a transformação do mundo objetivo, o qual é determinado pelo coletivo, mas “significa, também, o exercício de uma atividade transformadora da consciência e das suas relações com o mundo”. Sendo assim, cabe como seu papel, focar nas tendências ao longo do tempo.
Maar, afirma que os movimentos brasileiros não buscam, por exemplo, alterações das políticas trabalhistas, mas “na prática cotidiana” onde “... a atividade assume a perspectiva de realizar dimensões humanas mais profundas” sendo assim “com respeito à diversidade individual e a crítica a formas predeterminadas de conduta”.
A tendência da atividade política produzida é conferir um

Relacionados

  • etica
    1058 palavras | 5 páginas