Fichamento o princípio de autodeterminação no serviço social: visão fenomenólogica

Páginas: 7 (1557 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
PROF: ANA PAULA
DISCENTES:
JOACIL VENANCIO
SYNARA MARIA DE LIMA
ROSEMARY GOMES DA SILVA

FICHAMENTO
O PRINCÍPIO DE AUTODETERMINAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL: VISÃO FENOMENÓLOGICA












O PRINCÍPIODE AUTODETERMINAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL:
VISÃO FENOMENOLÓGICA
PAVÃO, Ana Maria Braz. - 3ed. – São Paulo: Cortez, 1984


O texto [...] pretende compreender como aparece, na prática, do profissional do assistente social, o princípio de autodeterminação. [...]o assistente social necessita de uma dimensão filosófica que contribui para maior consistência da sua ação[...] a aproximação com afenomenologia se dá não só por sua validade para a reflexão do vivido serviço social, como principalmente por fundamentar a busca do fenômeno , ou seja ,tentar descobrir como esse vivido se comporta. (p.11)
O serviço social, ao possibilitar condições para que o homem aja livre e conscientemente, preocupa-se em elevar o seu nível de consciência, para torná-la crítica e reflexiva [...] então assistentesocial e homem transformam a realidade e são transformados por ela, mediatizados pelo mundo, e influenciado pela própria consciência que possuem desse mundo. (p.12)
Fenômeno, [...] semanticamente significa iluminar e também mostrar-se ou aparecer. Em sentido amplo, "fenômeno entende-se tudo aquilo de que podemos ter consciência, de qualquer modo que seja"¹2. É, nesse sentido, que a práticaprofissional o apreende. (p.15)
Ao estudo da ciência dos fenômenos, que se apresentam como essência do objeto percebido, ou seja, o significado, dá-se o nome de fenomenologia que , para Husserl, significa 'uma direção da nossa atenção , que , voltando as costas às coisas percebidas, detém-se na sua qualidade de serem percebidas.(p.16)
[...] supõe-se que todo fenômeno tem uma essência e não se podereduzi-lo a uma única dimensão de fato. A essência permite identificar um fenômeno, porque é sempre idêntica a si própria, não importando possíveis contingências de sua realização, o que implica uma identidade consigo própria que se traduz 'numa possibilidade de ser outra coisa'.(p.16)
A fenomenologia, assim, é o estudo do que surge à consciência como fenômeno, no sentido de explorar e descrevera essência desse fenômeno. Ele é representado e revelado à consciência , e no qual se pensa e do qual se fala, evitando suposições, tanto em relação que o liga ao ser do qual ele é fenômeno, como sobre a relação que o liga à consciência para quem ele é fenômeno. (p.17)
'A fenomenologia deve descrever a coisa, o dado, o fenômeno tal qual ele se dá a conhecer'. O profissional de serviço socialorientado pela fenomenologia [...]'deve se limitar simplesmente a sua observação pura. (p.17)
A fenomenologia supõe, assim, um método e um modo de ver(atitude)estritamente relacionados, pois o método e constitui mediante o modo de ver , e este só é possível mediante o método.[...]nele permite-se apreender a realidade manifestada em toda sua plenitude, nele toda intuição primordial é fonte legítimade conhecimento, e tudo o que se apresenta por si mesmo na intuição deve ser aceito simplesmente como o que se oferece e tal como se oferece , ainda que somente dentro dos limites nos quais se apresenta.[...]Visa explorar , por intermédio de pura descrição , o que se mostra por si mesmo e atenderá simplesmente àquilo que se manifesta ou aparece à consciência , ou seja , o fenômeno. (p17)
Afenomenologia detém-se, portanto, essencialmente na análise e descrição daquilo que se manifesta ou aparece, com uma atitude que está apta a apreender a realidade na sua plenitude manifestável. (p.18)
Inserida na fenomenologia, [...] a noção de intencionalidade propõe uma análise acurada da estrutura da consciência e da descrição dos objetos como se lhes apresentam. (p.18)
Na intencionalidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento: O princípio de autodeterminação no Serviço Social: visão fenomenológica
  • A visão do Serviço Social
  • Serviço Social: visão internacional
  • Principios eticos do serviço social
  • Principios e Postulado do serviço social
  • introdução ao serviço social
  • Fichamento Reconceituação Serviço Social
  • Fichamento do Livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!