Fichamento - O poder do significado: A missão arquivística na era pós-moderna. GREENE, Mark.

1032 palavras 5 páginas
GREENE, Mark. O poder do significado: A missão arquivística na era pós-moderna. In: NEVES, Marta Eloísa Melgaço; NEGREIROS, Leandro Ribeiro (Org.). Documentos eletrônicos, fundamentos arquivísticos para a pesquisa em gestão e preservação. Belo Horizonte: Secretaria do Estado de Cultura, Arquivo Público Mineiro, 2008.

A arquivística contemporânea está sofrendo, nas palavras do autor um conflito, essa questão diz respeito a seus documentos, sendo usados como evidência ou como memória. Essa questão gira em torno do gerenciamento de documentos, sendo que alguns arquivistas afirmam que é uma atividade administrativa e não uma atividade cultural.
O conflito se trata do que os arquivistas fazem, por que eles fazem, o que são os arquivos e para quem eles servem. Por um lado, há o que se pode chamar de paradigma arquivístico, em contraste com “o que” e por outro lado, o paradigma de sistemas de gerenciamento de documentos. Esses dois paradigmas não são mutuamente excludentes; na verdade, o argumento desse artigo é que o paradigma de sistema de gerenciamento de documentos deveria ser visto como uma parte do paradigma arquivístico. O conflito ocorre porque o paradigma do sistema de gerenciamento de documentos pretende tornar-se o paradigma arquivístico.
Dentre alguns conceitos de paradigma na arquivística, destacamos o apreendido por James Gregory Bradsher, “os arquivos são documentos oficiais ou organizados de governos, instituições, seja qual for a data, meio e aparência material, dos quais não se precisa mais para conduzir uma transação corrente, mas que estão preservados ou como evidencia de origens, estruturas, funções e atividades, ou devido ao valor de informação que contêm, tenham sido recolhidos ou não para uma instituição.”
O conceito de arquivos e documentos apresentado por Bradsher e Dearstyne mantém a noção de evidência e memória em equilíbrio – nem mesmo em tensão, porque essas definições não preveem conflito ou contradição entre evidência de transações

Relacionados