Fichamento: O legado da guerra (JUDT, Tony)

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH
Curso de Ciências Sociais
Ilhéus, 21 de outubro de 2014.
Disciplina: História Contemporânea

JUDT, Tony. O legado da guerra. In: Pós-guerra: uma história da Europa de 1945. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Na sequência da Segunda Guerra Mundial, a perspectiva da Europa era de miséria e desolaçãototal. A imagem expressa uma verdade essencial sobre a condição da Europa após a derrota da Alemanha. Os europeus sentiam-se de fato, desesperançados, e estavam exaustos, já que civis e militares participaram do confronto (p. 27).
Nos países ocupados pela Alemanha nazista, a Segunda Guerra Mundial constituiu uma experiência primordialmente civil. O combate militar formal ficou restrito aoinício e ao final do conflito. Entre esses dois momentos, a guerra foi caracterizada pela ocupação, repressão, exploração e pelo extermínio da população (p. 27).
À diferença da Primeira Guerra Mundial, então, a Segunda foi uma experiência quase universal. E durou muito tempo. Caracterizou-se por uma intensidade própria. Em parte isso ocorreu devido à peculiar atitude nazista diante das populaçõesdominadas. Anteriormente, exércitos de ocupação viviam da terra e atacavam e matavam civis ocasional e aleatoriamente. Mas os povos submetidos ao comando germânico ou foram obrigados a servir ao Reich ou marcados para o extermínio (p.28).
Na Segunda Guerra Mundial foi mobilizado todo poderio do Estado europeu moderno, e com objetivo principal de conquistar e explorar outros europeus. A Alemanhanazista guerreou com o auxilio decisivo das economias saqueadas as vítimas (p. 28).
Sob o ponto de vista dos contemporâneos, o impacto da guerra não foi aferido em termos de lucros e perdas da indústria ou valor liquido do patrimônio nacional em 1945 em comparação com o de 1938, mas em termos de prejuízos visíveis ao meio ambiente e às comunidades (p. 30).
Quando a guerra na Europa acabou,grande parte da capital alemã estava reduzida a montes de escombros e metal retorcido soltando fumaça. As cidades em ruínas eram a prova mais evidente da devastação, e passaram a servir de uma espécie de emblema que expressava a tristeza da guerra. A paisagem urbana coberta de escombros constituía a lembrança mais imediata da guerra recém-acabada (p. 30).
As perdas materiais sofridas pelos europeusdurante a guerra foram insignificantes comparadas às perdas humanas. Conflito algum registrado na História matou tanta gente em tão pouco tempo. Porem, o mais impactante é o número de mortos entre os civis não-combatentes: ao menos 19 milhões, ou seja, mais da metade do total (p-p. 31-32).
As causas das mortes incluíam massacres em campos de extermínio e de batalha, doenças, fome, fuzilamentoou incineração de reféns. A Polônia perdeu um em cada cinco cidadãos, por exemplo, incluindo grande percentual da população culta (p. 32).
A população rural soviética passou a depender fortemente das mulheres para todo tipo de trabalho, já que havia uma escassez de homens, pois estavam mortos. Na Alemanha, dois em cada três homens nascidos em 1918 não sobreviviam à guerra de Hitler (p. 33).Durante a guerra, a Alemanha era um mundo com cidades, tanto que a população civil só se deu conta do custo material da guerra já no final do conflito. No Leste Europeu, os soldados alemães praticavam devastação e extermínio em massa (p. 34).
Graças à intervenção imediata e eficaz da administração das Nações Unidas para Auxilio e Restabelecimento (ANUAR) e dos exércitos Aliados de ocupação,grandes epidemias e a disseminação de doenças contagiosas puderam ser evitadas (p.35).
A falta de alimentos era grande e, decorria da destruição de fazendas, bem como de falhas no sistema de comunicação e, sobretudo, do número elevado de pessoas desprotegidas e improdutivas que precisavam ser alimentadas (p. 35).
O problema se agravou com a crise de refugiados. Esse era um componente inaudito na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo capítulo 5 e 6
  • tradu o brasileira do estudo magistral de Tony Judt
  • Legado da Primeira Guerra
  • Fichamento Citação Tese Tony Leão
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Arte da guerra fichamento
  • Fichamento da Guerra da Palestina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!