Fichamento "o cortiço"

Páginas: 17 (4233 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
Fichamento do livro
“O Cortiço”


Fichamento do Livro O Cortiço de AZEVEDO, Aloísio, Editora São Paulo – Martin Claret, 2001

1. Capítulo I
Apresenta personagens como João Romão, Bertoleza, D. Estela, Zulmirinha, e Miranda. Conta sobre o relacionamento de Miranda e D.Estela, e sobre a construção e expansão do cortiço.
“Noventa e cinco casinhas comportou aimensa estalagem”. (pág 28)
“As casinhas do cortiço, à proporção que se atamancavam ,enchiam-se logo, sem mesmo dar tempo a que as tintas secassem”. (pág 28)
“Estela amava-a menos do que lhe pedia o instinto materno por supô-lo filha do marido , e este a detestava porque tinha convicção de não ser o seu pai” (pág 22 )

2. Capítulo II
Conta sobre a vida de Miranda e faz comparações com a deJoão Romão. Apresenta dois hóspedes, Henrique e Botelho. Fala também sobre o filho da empregada que D.Estela tinha como filho. E a amizade de Botelho com o Miranda e D.Estela.
“ Feliz e esperto era o João Romão! Esse,sim,senhor! Para esse é que havia de ser a vida “. (pág 31)
“(...),e finalmente o tal Valentim, filho de escrava que foi de D.Estela e a quem esta havia alforriado”.(pág 33)
“ Orapaz chamava-se Henrique tinha 15 anos e vinha terminar na corte alguns preparatórios que lhe faltavam para entrar na academia de medicina.” (pág 32)
“O Botelho, com a sua encanecida experiência do mundo, nunca transmitia a nenhum dos dois o que cada qual lhe dizia contra o outro.” (pág 36)
3. Capítulo III
Nesse capítulo o autor descreve o acordar do cortiço, e o zum-zum de todos os dias, asgritarias.Conta sobre as mulheres que lavam roupa pela manhã.

“Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo não os olhos mas a sua infinidade de porta e janelas alinhadas”. (pág 38)
“O zum-zum de todos os dias acentuava-se “. (pág 39)
“A primeira que se pos a lavar for a Leandra(...) “ (pág 40)
4. Capítulo IV
O autor explica o jeito que cada mulher lava a roupa.Descrevemdepois do fim do pátio do cortiço,quando João Romão passa com Jerônimo até chegar a pedreira. Jerônimo critica o serviço dos trabalhadores da pedreira de João Romão.
“Era a das Dores que principiara o seu serviço;não sabia engomar sem cantar.” (pág 50)
“(...) Parece que nunca trabalharam! (...)” (pág 54)
5. Capítulo V
As lavadeiras expõem suas opiniões sobre o novo hóspede, Jerônimo e suaesposa. Nesse capítulo também conta sobre a evolução de Jerônimo em sua profissão e vida, e por fim o prestígio de João Romão por ele,por lucrar com a pedreira.
“ E assim atravessaram o pátio da estalagem, entre os comentários e os olhares curiosos dos antigos moradores(...) “ (pág 56)
“(...) e finalmente, à força de dedicação pelo serviço, tornou-se tão bom como os melhores trabalhadores depedreira (...)”. (pág 57)
“No fim de dois meses já o vendeiro esfregava as mãos de contente e via, radiante, quanto lucrara com a aquisição de Jerônimo; “ (pág 58)
6. Capitulo VI
Descreve uma manhã típica de domingo no cortiço.Chega Rita Baiana que já havia sido hóspede do cortiço a tempo atrás, e o resto dos moradores fazem euforia.
“Amanhecera um domingo alegre no cortiço, um bom dia de abril”.(pág 60)
“ Um acontecimento,porém, veio revolucionar alegremente toda aquela confederação da estalagem.Foi a chegada da Rita Baiana,(...) “. (pág 62)
7. Capítulo VII
Começa contando sobre os “maridos” das hóspedes ,conta também sobre o jantar onde todos do cortiço se divertem,porém ao cair da noite começam ficar tristes ,mas bastou ouvir uma música crioula.

“Firmo, o atual amante de RitaBaiana, era um mulato pachola, (...)”. (pág 67)
“No número 8 berravam-se brindes e cantos desafinados.” (pág 69)
“Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, (...)”. (pág 76)
8. Capítulo VIII
Jerônimo fica doente e Rita Baiana vai ajudá-lo, mas sua mulher Piedade fica com ciúmes. Henriquinho e Leocádia ficam aos amassos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Cortiços
  • Fichamento 'O cortiço"
  • Fichamento "o cortiço"
  • Fichamento do livro o cortiço
  • fichamento do livro o cortiço
  • Fichamento
  • o cortiço
  • O Cortiço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!