fichamento - o capitalismo, sua lógica e sua dinâmica

Páginas: 18 (4293 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
Introdução à Economia


Fichamento Texto 1- O Capitalismo, sua Lógica e sua Dinâmica





Capítulo 1 – Economia de Mercado e Capitalismo
O primeiro capítulo se inicia falando sobre a vida econômica de diferentes sociedades anteriores ao capitalismo. Desde os primórdios da história até antes do capitalismo, a produção existente era de subsistência, ou seja, estava ligado à economiadoméstica. Os regimes de mercado eram diversos, contudo, para evitar concorrência mútua, os produtores de mesmo produto se organizavam em corporações de ofício. Tais corporações eram responsáveis pelo volume de produção e por quantos funcionários eram necessários por unidade. Existia a limitação da produção para manter-se o preço justo prelo produto. As corporações se justificavam uteis pela qualidadedos produtos, dessa forma ocorrendo a proibição de novas técnicas e criação de novos produtos. O potencial de mudança das corporações era muito pequeno, ocorrendo geralmente devido a guerras ou fenômenos naturais.
O capitalismo surge no século XVI, devido as grandes navegações. Em detrimento dela surgiu um mercado, não local como antes, mas sim em escala mundial. Surge então o mercadomanufatureiro, com também surgimento dos empresários na Europa, a fim de contratarem artesãos para produção em massa, pois o mercado já não era local e possuía escala mundial. Com esta nova logica de mercado, as compras e vendas eram feitas de maneira direta, oque prejudicava os produtores locais. Dessa forma passou-se a existir o conflito entre os manufatureiros, apoiados pelas monarquias absolutistas eas corporações, apoiadas pela nobreza local. Assim surgem as nações modernas que não se restringiam ao mercado interno e abolição da moeda e medida local. Assim ocorrendo a unificação da moeda e das medidas. Contudo o capitalismo financeiro foi lento e desigual, dependendo do apoio politico e das lutas pelo domínio de vias marítimas e mercados coloniais. Foi também responsável pelo aumento daprodutividade em grande escala e pela divisão das tarefas pelos grupos da empresa. Tal divisão proporcionava aumento da produção pois o funcionário não perdia mais tempo para sair e de uma tarefa e ir realizar a outra, aumentava a destreza do operador, que passou a realizar somente uma tarefa e contribuía para produção de novas ferramentas para as determinadas funções. Assim os produtos se tornarammais baratos e competitivos com o produto domestico.
O Capitalismo Industrial foi impulsionado devido a Revolução Industrial, que ocorreu na Grã-Bretanha, no século XVIII. Sua inovação consiste na criação e utilização de maquinas em vez da mão-de-obra humana. Além do aumento da produção, as maquinas diminuíam o custo de produção e assim apresentando vantagens ao capital. O capitalismoindustrial inspira o liberalismo e nega qualquer intervenção do Estado na economia, fazendo com que a concorrência crie suas próprias leis.
Após a Revolução Industrial o capitalismo passa a dominar a economia de mercado, assim estimulando o desenvolvimento da força de produção e quebrando barreiras institucionais à livre concorrência. A pesquisa pura e a pesquisa aplicada tornaram-se praticas para odesenvolvimento do conhecimento em si e para desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoar processos de produção. O desenvolvimento do capitalismo industrial gerou interligação dos laboratórios com as fabricas, que através após os resultados das pesquisas, tal era colocado em pratica. Na agricultura o capital se tornou responsável pela produção em grande escala e da maior parte da produção, nocomercio criou-se os supermercados e lojas de departamentos e nos serviços o capital explora os locais de refeições ligeiras, hospitais, escolas e a rede mais extensa e diversificada de intermédio financeiro. O capitalismo industrial desenvolveu tanto sua capacidade de produção que os seus novos produtos dão o parecer de necessidade, oque culminou cada vez mais na procura por capital que passou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Capitalismo. Sua Evolução, Sua Lógica E Sua Dinâmica
  • O capitalismo. Sua evolução, sua lógica e sua dinâmica.
  • Fichamento a Dinâmica do Capitalismo, Braudel
  • Resumo Livro
  • Singer, paul. o capitalismo. sua evolução, sua lógica e sua dinâmica
  • A dinâmica do capitalismo
  • Resumo do livro: singer, paul. o capitalismo. sua evolução, sua lógica e sua dinâmica.
  • A dinâmica do capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!