Fichamento o capital, seção 7, cap. xxiv, “a chamada acumulação primitiva”, itens 1, 2, 3. in: . a origem do capital (a acumulação primitiva). são paulo: coleção bases, 1977.

723 palavras 3 páginas
MARX, Karl. O Capital, seção 7, cap. XXIV, “A chamada acumulação primitiva”, itens 1, 2, 3. In:_____. A Origem do Capital (A Acumulação Primitiva). São Paulo: Coleção Bases, 1977.

Marx faz uma reflexão sobre a acumulação primitiva do capital por meio de uma análise histórica e comparativa, mostrando que o movimento que ocorre dentro de uma produção capitalista parece girar, na verdade, em um “ciclo vicioso” e que a acumulação não seria um resultado desse processo, mas sim, o seu ponto de partida. Fazendo uma analogia com o “pecado original teológico”, Marx cita que o homem fora condenado a comer aquilo que produzisse com o suor de seu trabalho e nisso, revela que no “pecado original econômico” situa-se em um cenário dividido entre aqueles que este trabalho não precisa ser realizado: uma “elite inteligente” - que acumula riquezas e uma “escumalha preguiçosa” que nada tem. A partir daí, ele mostra que o dinheiro e a mercadoria não são desde o inicio capital, meios de produção, ou de vida, mas que necessitam passar por uma transformação que ocorre em determinadas circunstâncias. Dessa forma teríamos: de um lado, o capitalista - dono dos meios de produção e proprietário de dinheiro, aumentando suas riquezas com a compra do trabalho alheio; e do outro o trabalhador - desagregado de algumas relações sociais de produção e expropriado de seus meios de subsistência, apenas vê como alternativa, a venda de sua força de trabalho. A esse processo histórico que dissocia o trabalhador dos meios de produção é chamada “acumulação primitiva” – “primitiva” pois consiste na pré-história do capital e do modo de produção capitalista. No processo de expropriação, Marx relata o início do avanço do capitalismo na Inglaterra e mostra como o modo de produção capitalista nasceu de uma apropriação das terras de grande parcela da população e de uma crescente “acumulação” da minoria. A burguesia, que se favorecia de leis para legitimar alguns de seus atos, se encontrava em um estágio de

Relacionados