Fichamento M Bokolo 2009 pdf

1529 palavras 7 páginas
[...] Ora, os critérios definindo os agrupamentos humanos remetem mais para fatos sociais e culturais do que para características físicas, tanto mais difíceis de precisar pois estes agrupamentos resultantes de uma distante origem comum nunca deixaram de se misturar uns aos outros. (M’Bokolo 2009, p. 64)
[...] O estudo destas civilizações materiais foi durante muito tempo dominado pelas teses difusionistas, de acordo com as quais a África se teria limitado a receber do exterior e adaptar aos seus diversos territórios tanto os impulsos iniciais como os materiais desta revolução. Está hoje assente que o processo foi endógeno, tanto no que se refere ao aparecimento da agricultura, como no que diz respeito à transformação dos metais. (M’Bokolo 2009, p. 64)
Sob sua forma mais apurada, o pensamento “difusionista” faz começar a
“revolução neolítica”, geradora da cultura dos vegetais e da criação dos animais, no Oriente, e daí derivando tanto para a Europa como para a África.
[...] (M’Bokolo 2009, p. 64 à 65)
[...] O trabalho pioneiro do soviético N. J. Vavilov e os de Roland Portères abriram caminho a numerosas pesquisas que reconstruíram inteiramente a origem e a evolução das plantas cultivadas na África, pondo em evidência o caráter nitidamente endógeno da totalidade do processo. (M’Bokolo 2009, p.
65)
[...] Nas zonas de savanas e de estepes cercando este nó, vários “berços primários” viram o dia, correspondendo grosseiramente aos centros precedentes delimitados. A dinâmica de desenvolvimento destes berços levou os agricultores a “comer a floresta” (G. Condominas) e a acelerar o processo de savanização. Por conseqüência, devido a mutações climáticas, se as savanas foram primeiro um “meio natural” ao qual os homens se adaptaram pela pratica da agricultura , os mesmos motivos levaram-nos em seguida a transformar umxa parte da floresta em savana para adaptar o “meio natural” ao seu modo de vida e às suas necessidades. [...] (M’Bokolo 2009, p. 66)
[...] muitas variedades de

Relacionados

  • serviço social
    7319 palavras | 30 páginas