Fichamento A revolução das Mídias Sociais

Páginas: 11 (2646 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
Guilherme Wanderley Fernandes Lisboa
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
COSO/CCHLA
Especialização em Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas



Fichamento da Obra
“A Revolução das Mídias Sociais”




TELES, André. A Revolução das Mídias Sociais. Introdução (p. 17 – 21).
A introdução do livro “A revolução das mídias sociais”, não se refere somente ao conteúdo que serátrabalhado ao longo do livro, mas também aborda conceitos que serão essenciais no entendimento dos assuntos que serão discutidos nos capítulos seguintes, como por exemplo, a diferença entre “redes sociais” e “mídias sociais”. Muitas pessoas não conseguem diferenciar esses termos que, geralmente, são taxados como sinônimos. As redes sociais são basicamente sites de relacionamento, foram criadas parafocar na interação entre pessoas, que como membros, se expõem e compartilham diversos tipos de informação, criando assim, uma rede. Já as mídias sociais, reúnem não só ferramentas exclusivamente criadas para a interação pessoal, como também as outras plataformas que servem apenas como sites de compartilhamento pessoal, ou seja, dificilmente irão resultar em uma interação entre usuários.
“RedesSociais” : Facebook, Orkut e MySpace.
“Mídias Sociais”: Slideshare, Youtube e Digg.






TELES, André. A Revolução das Mídias Sociais. Capítulo 1 (p. 24 – 49).
Capítulo dedicado exclusivamente aos sites de compartilhamento de vídeos, abordando tanto as principais ferramentas quanto a melhor forma de manipula-las e utiliza-las. “Quando se trata de vídeo, quanto mais curto melhor. Aspessoas não vão se sentar por dez minutos para assistir ao seu vídeo...” (p.24).
Cada vez mais os usuários, sejam eles, pessoas físicas ou jurídicas(empresas), estão recorrendo ao compartilhamento de vídeos online, seja para fins comerciais, divulgações ou simplesmente para reprodução privada/pessoal. Para isso, é necessário um conhecimento sobre determinadas plataformas, tais como o Flash, querevolucionou o processo de animação na internet, o Youtube, que atualmente é o maior site de compartilhamento de vídeos, sendo utilizado tanto por usuários normais como por grandes empresas e indústrias nacionais e internacionais, além de saber manuseá-los de forma prudente, utilizando as playlists, insights, monitorar e gerenciar o conteúdo presente nos vídeos.
A facilidade de obter diversosseguidores e de expor um produto que pode gerir milhares de visualizações, se torna interessante para a maioria das grandes empresas, que além de angariar fundos e retorno comercial, conseguem recrutar parceiros e vender publicidade online.
Um vídeo de qualidade, sendo bem divulgado, pode gerar muitas inscrições em um canal do Youtube, facilitando a estratégia de divulgação de qualquer tipo deinformação, seja de cunho pessoal ou comercial. Se essa estratégia for aliada ao engajamento da audiência, ou seja, permitir a participação do público externo, a possibilidade de atingir um número muito grande de visualizações é bem provável.
“Engajar a audiência, é a expressão do momento. Mas a audiência quer mais do que participar, que a marca ou emissora engaje, ela quer criar sua própriahistória.”(p.46)



TELES, André. A Revolução das Mídias Sociais. Capítulo 2 (p. 50 – 53).
Neste capítulo, são abordadas as ferramentas de áudio – podcast, que atualmente são utilizadas por diversas empresas, blogs e sites que desejam utilizar mais uma forma de interação com os internautas.
“Podcasting é uma forma eficaz para você e sua empresa serem ouvidos literalmente, para capturar o valiosomindshare dos clientes, prospects e funcionários. ”(p.50).
Um podcast pode ser entendido como um arquivo de áudio digital, sendo fácil de gravar, editar e reproduzir, necessitando apenas de um player para ser reproduzido. Pode funcionar como uma espécie de rádio online, uma vídeo aula, e até mesmo uma gravação sobre qualquer assunto que o usuário deseje. Sendo necessário um processo que exige...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento livro "Uma história Social da Mídia"
  • Midias sociais ou midias de marketing
  • Midias sociais
  • As mídias sociais
  • Midia Sociais
  • Mídias sociais
  • Midias sociais
  • Midia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!