Fichamento A Reportagem Nilson Lage

3810 palavras 16 páginas
Faculdade Canção Nova
Jornalismo- 7º Período
Professor: Denis Duarte
Aluna: Denise Campos

Fichamento – Obra Completa
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de
Janeiro: Record, 2009, 189p.
Capítulo 1- Ser Repórter
No primeiro capítulo Lage (2009) apresenta um histórico do Jornalismo, e da profissão do repórter. Lembra que no início do século XVII, o discurso retórico era usado no texto informativo. O Publicismo
A partir de 1609, os jornais passaram a divulgar as idéias burguesas, e logo depois, os aristocratas passaram a promover a edição de jornais. Ali surgia a imagem mais antiga e renitente do jornalismo: o publicismo. "Por muitas décadas, o jornalista foi essencialmente um publicista, de quem se esperavam orientações e interpretação política." (LAGE, 2009, p.10)
A linguagem dominante ficava entre a fala parlamentar, a análise erudita e o sermão religioso. Lage (2009) afirma que o conceito publicístico do jornalismo perdura até hoje.
Apresenta um breve histórico do jornalismo no Brasil e diz que "as pessoas que detém algum poder ou se estabelecem em áreas de influência social costumam sustentar uma visão publicística do jornalismo." (LAGE, 2009, p.11)
Sensacionalismo e Educação
Lage (2009) escreve sobre o século XIX e a Revolução Industrial, que levou a mecanização também a indústria gráfica. As tiragens de jornais, então, multiplicaram-se por cem ou por mil. Surgiram as impressoras rotativas, o linotipo. Então foi necessário mudar o estilo das matérias que os jornais publicavam, pois a retórica do jornalismo publicista era impenetrável aos novos leitores, herdeiros de uma tradição de cultura mais objetiva.

Neste momento também nascia o mercado publicitário e com ele a integração da imprensa com os interesses gerais da economia. "Precisavam de anúncios e estes dependiam do número de leitores." (LAGE, 2009, p.14)
O jornalismo dessa época pode ser, segundo Lage (2009), considerado de um lado, educador, e de outro,

Relacionados

  • fichamento
    1663 palavras | 7 páginas
  • teoria da computação
    42030 palavras | 169 páginas
  • maria
    61714 palavras | 247 páginas