Fichamento "A Presunção da Cultura - Roy Wagner"

1008 palavras 5 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Escola de Ciência da Informação
Biblioteconomia – Noturno
Cultura e Informação
Professor: Solange Macedo
Aluno: Lucas Corrêa da Cunha Silva

“A antropologia estuda os fenômenos do homem – a mente do homem, seu corpo, sua evolução, origens, instrumentos, arte ou grupos, não simplesmente em si mesmos, mas como elementos ou aspectos de um padrão geral ou de um todo. Para enfatizar esse fato e integrá-lo a seus esforços, os antropólogos tomaram uma palavra de uso corrente para nomear o fenômeno e difundiram seu uso. Essa palavra é cultura” (p. 27)
“Quando falamos de pessoas que pertencem a diferentes culturas, estamos, portanto, nos referindo a um tipo de diferença muito básico entre elas, sugerindo que há variedades especificas do fenômeno humano.” (p. 28)
“O fato de que a antropologia opta por estudar o homem em termos que são ao mesmo tempo tão amplos e tão básicos, buscando entender por meio da noção de cultura tanto sua singularidade quanto sua diversidade, coloca uma questão peculiar para essa ciência.” (p. 28)
“Uma vez que toda cultura pode ser entendida como uma manifestação especifica ou um caso do fenômeno humano, e uma vez que jamais se descobriu um método infalível para ‘classificar’ culturas diferentes e ordená-las em seus tipos naturais, presumimos que cada cultura, como tal, é equivalente a qualquer outra. Essa pressuposição é denominada ‘relatividade cultural’ ” (p. 29)
“Assim é que gradualmente, no curso do trabalho de campo de campo, ele próprio [o antropólogo] se torna o elo entre culturas por força de sua vivência em ambas; e é esse ‘conhecimento’ e essa competência que ele mobiliza ao descrever e explicar a cultura estudada.” (p. 30)
“Assim, são as ocasiões as mais triviais e ridículas, como procurar um lugar para aliviar-se, tentar fazer um fogão funcionar ou lidar com o senhorio, que no mais das vezes constituem o grosso das relações sociais do principiante. Na verdade, essas ocasiões

Relacionados

  • kustyng
    1268 palavras | 6 páginas