Fichamento A No O De Cultura Nas Ci Ncias Sociais Denys Cuche

457 palavras 2 páginas
Isabella Voss Gutierrez RA:6231502910
A noção de cultura nas ciências sociais – Denys Cuche
“As palavras têm uma história e, de certa maneira também, as palavras fazem a história. Se isto é verdadeiro para todas as palavras, é particularmente verificavél no caso do termo “cultura”. O “peso das palavras”, para retomar uma expressão da mídia, é grandemente influenciado por esta relação com a história, a história que as fez e a história para qual contribuem.”
R: Eu concordo com essa pequena parte do texto pois é verdade que as palavras são história também, sem elas não haveria história alguma, portanto ela faz sim parte da história que é contada.

“A civilização é então definida como um processo de melhorias das instituições, da legislação, da educação. A civilização é um movimento longe de estar acabado, que é preciso apoiar e que afeta a sociedade como um todo, começando pelo Estado, que deve se liberar de tudo o que é ainda irracional em seu funcionamento. Finalmente, a civilização pode e deve se estender a todos os povos que compõem a humanidade. Se alguns povos estão mais avançados que os outros neste movimento, se alguns (a França particularmente) estão tão avançados que já podem ser considerados como “civilizados”, todos os povos, mesmo os mais “selvagens”, têm vocação para entrar no mesmo movimento de civilização, e os mais avançados têm o dever de ajudar os mais atrasados a diminuir essa defasagem.”
R: Nesta parte ele explica que aos poucos os povos da humanidade estão se tornando civilizados, estão largando a irracionalidade para trás, que estão aprendendo, sendo assim melhorando as instituições e a legislação de cada lugar em que vivem, estão aos poucos se tornando civilizados, sabendo mais sobre sua cultura e estão deixando a selvageria da ignorancia de lado.

“O conceito francês continua marcado pela idéia de unidade do gênero humano. Entre os séculos XVIII e XIX na França, há continuidade do pensamento universalista. A cultura, no sentido

Relacionados