Fichamento: a invensao do nome america latina

1161 palavras 5 páginas
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Iporá
Licenciatura Plena em História
História da América I
Docente: Magda Rita
Acadêmico: José Fernandes Neto

A invenção do nome América Latina
Resumo: Ao longo da história o nome América Latina vem sendo frequentemente utilizado, no entanto ainda não se sabe exatamente qual a finalidade exata de sua criação. É possível saber através de autores como Arturo Ardao e Alain Rouquié entre diversos outros historiadores possíveis criações do nome América Latina, sendo vista como um ‘Novo Mundo’ descoberto por Colombo e Américo Vespucio, mas sofrendo ao longo do tempo embates por uma nomeação específica para a parte não correspondente ao que hoje chamamos de América do Norte. Sendo esta literalmente uma das principais razões da criação deste nome, com o intuito de se separar da considerada América-Saxonica, a qual tem desde o inicio diferentes características do resto do continente, como língua e religião predominante.
Palavras Chave: América Latina, gênese, separação;
A formação de um conceito
A partir da leitura das obras de Manoel Bomfim, Rafael Leporace Farret , Simone Rodrigues Pinto, e Dilma Castelo Branco Diniz podemos criar um reflexão acerca das inúmeras invenções da América, conseguindo observar conceitos diferentes, explicações diferentes e uma gama de conflitos até chegar a aceitação de determinados termos se referindo ao que chamamos hoje de América Latina.
De acordo com Diniz o nascimento do nome América Latina ocorre durante a segunda metade do século XIX, e tem seu apogeu no início do século XX ocorrendo várias transformações depois do ano de 1945 dentro da perspectiva francesa. Diniz usa as informações dadas por Alain Rouquié, trazendo de início o que seria um problema na definição do conceito de América Latina, pois não se tem uma definição exata sequer do que se trata a América Latina do ponto de vista geográfico, mas segundo ele para simplificar poderíamos considerar países

Relacionados