Fichamento: “a gerontologia como campo do conhecimento científico: conceito, interesses e projeto político” – shirley donizete prado e jane dutra sayd

1953 palavras 8 páginas
FICHAMENTO

“A gerontologia como campo do conhecimento científico: conceito, interesses e projeto político” – Shirley Donizete Prado e Jane Dutra Sayd

MARISA ALBUQUERQUE CORDEIRO

Ciência e Saúde Coletiva (pp.491 – 501).
PRADO, Shirley Donizete, e SAYD, Jane Dutra. A gerontologia como campo do conhecimento científico: conceito, interesses e projeto político. s/Ed., 2006.

Introdução

“(...) deverá ser bastante longo o caminho que a gerontologia e a geriatria brasileiras têm a trilhar para que venham a se estabelecer como campos dinâmicos e consolidados da pesquisa.” (p.492)
“(...) Não há uma teoria unificadora sobre nada na velhice. Há mil modelos, muita gente falando a mesma coisa com termos diferentes, estes são obstáculos; no domínio científico, são os mais sérios para a constituição da gerontologia como um corpo organizado de conhecimento.” (p.492)
“(...) se há problemas na formulação, na concepção do novo campo, os obstáculos serão superados pelo trabalho dos cientistas, que gradualmente desenvolverão os elementos que são, hoje, ainda embrionários.” (p. 492)
“(...) Tal inquietação nos levou a buscar outras perspectivas, através de autores que estudam e constroem teorias relativas à constituição de novos domínios científicos.” (p. 492)
“(...) a consolidação de um campo da ciência não dependeria apenas do mundo interno ao campo em formação, ou seja, da solidez do trabalho que os cientistas desenvolvem em seu interior. Estaria em questão o encontro com outros campos, de cujas confrontações resultariam novos limites e fronteiras.” (p.492)

Envelhecimento e velhice
Gerontologia e geriatria

Conceitos e hierarquias entre domínios

“Buscando compreender aspectos relativos aos conceitos centrais de que tratam a geriatria e a gerontologia, encontramos em Groisman, importante revisão bibliográfica internacional sobre o tema e enérgica crítica às pretensões de cientificidade da geriatria e da gerontologia.” (p.493)
“(...) o

Relacionados