Fichamento: a geopolítica na virada do milênio: logística e desenvolvimento sustentável (bertha becker)

1769 palavras 8 páginas
A GEOPOLÍTICA NA VIRADA DO MILÊNIO: LOGÍSTICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
De: Berta K. Becker
Fichamento:
p.271
A retomada do interesse pela geopolítica: a revalorização das relações entre poder, a prática do poder, e o espaço geográfico, relação que constitui a preocupação central da disciplina.
Paradoxo: as mesmas condições que induzem a revalorização da geopolítica negam os pressupostos em que se tem assentado, a saber, o Estado como única unidade política do sistema internacional e o território como fundamento do poder nacional na medida em que
p. 272 permite o desenvolvimento autárquico necessário ao exercício do poder mundial.
As novas tendências de globalização econômica e dos movimentos sociais rompem as fronteiras dos Estados introduzindo diferenciações nos territórios nacionais (BECKER, 1983,1988,1991).
Novas territorialidades _ entendidas com estratégias que visam influir em ações a partir do controle de territórios _ surgem acima e abaixo da escala do Estado desafiam os fundamentos do poder nacional e a possibilidade de desenvolvimento autárquico 9BECKER, 1988,1991).
A questão que se coloca é, portanto quais os condicionantes dessas transformações e como estão eles afetando a Geopolpitica. Os elementos constitutivos dessa mudança são a revolução científico-tecnológica, que transforma a base tecnoprodutiva da economia, gerando mudanças Na organização da produção e do trabalho e a crise ambiental, que impõe novos padrões de
p.273
relação com a natureza e com seus recursos.
A herança da geopolítica
A herança ideológica da Geopolítica reside em dois pressupostos básicos: o excepcionalismo nacional, e centrada no Estado-nação como única unidade política da ordem mundial; o determinismo geográfico.
O poder do Estado é atribuído ao contexto do território, condição do desenvolvimento autárquico
p. 274 que garanta o exercício do poder, entendido este como a capacidade de tomar decisões e mantê-las frente ao interesse de outros Estados.

Relacionados