Fichamento-a etica protestante e o espirito do capitalismo

Páginas: 9 (2037 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Introdução

O objeto principal da obra é o estudo das influências religiosas da Igreja Católica e de várias correntes protestantes na construção do capitalismo ocidental, que tem por base o racionalismo econômico. A obra faz uma análise da cultura capitalista moderna e sua relação com o puritanismo adotado pelas igrejas e seitas protestantes dos séculos XVI e XVII. Weber observou que osprotestantes da sua época eram mais bem-sucedidos nos negócios do que os católicos. Isso se devia ao fato de que a ética religiosa estava firmada no trabalho, aproveitando as oportunidades que Deus colocava à disposição dos indivíduos para auferir seus ganhos. Enquanto isso, o desperdício das oportunidades de crescimento material é vista como contrária à vontade de Deus. Surgem, então, o conceito devocação, de puritanismo, de racionalidade econômica e de ascetismo como aspectos significativos no aparecimento do “espírito capitalista”.
Capítulo 1
Neste capitulo o autor mostra uma discussão sobre a questão de que os homens de negócios e os trabalhadores mais especializados são predominantemente protestantes, na Alemanha e em outras regiões, com diferentes aspectos culturais entre o oriente e oocidente,tentou-se provar o desapego do catolicismo e a suposta alegria materialista do protestantismo. O calvinismo mostrou que existe algo a observar no extraordinário senso capitalista dos negócios e as mais intensas formas religiosas.
'' A reforma não eliminou o controle da igreja sobre a vida cotidiana, mas trouxe uma nova forma de controle, mais opressiva e severamente imposta''.
(Pagina40 Paragrafo 2)

Capítulo 2

Espírito do capitalismo não é só uma realidade histórica, mas o conjunto de relações individuais.
''Alguns princípios: tempo é dinheiro, dinheiro pode gerar dinheiro e seu produto gerar mais dinheiro.''
(pagina 48 paragrafos 2 e 3)

''O homem é dominado pelo dinheiro, pela aquisição como propósito final da vida. Na moderna ordem econômica, o ganho do dinheiro éo resultado e expressão da virtude e da eficiência.'' (pagina 51 paragrafo 3 )

A economia capitalista moderna força o indivíduo a aceitar passivamente às regras do comportamento capitalista,as raízes do novo capitalismo vêm da Inglaterra quando se estabeleceu o cálculo do lucro já que na era pré-capitalista não havia a utilização racional do capital em empresas estáveis e a organizaçãoracional capitalista do trabalho como forças dominantes na determinação da atividade econômica. A isso denominou-se “tradicionalismo”, em oposição do espírito do capitalismo então Baixos salários seriam necessários para o desenvolvimento do capitalismo,entretanto baixos salários não significam trabalho barato.


Capítulo 3

Lutero desenvolveu, ao longo da primeira década do seu trabalho comoreformador, o conceito de vocação. Vocação, como a valorização do cumprimento do dever nos afazeres seculares como a mais elevada forma que a atividade ética do indivíduo pudesse assumir. O conceito de vocação foi introduzido como dogmas em todas as denominações protestantes e descartada pela igreja católica. O único modo de vida aceitável por Deus não estava no vida monástica, mas unicamente nocumprimento das obrigações impostas ao indivíduo pela sua posição no mundo. Essa era sua vocação.

''A vida monástica não era apenas desprovida de valor e de justificativa perante Deus, mas encarava também a renúncia dos deveres desse mundo como um produto do egoísmo. Ao contrário, trabalhar dentro dessa vocação aparece como expressão de amor fraternal.''
(pagina 70 paragrafo 2).

A autoridade daBíblia favorecia o conceito de tradicionalismo, em que cada um deve sustentar a própria vida, deixando que os ateus corram atrás do lucro. Na era apostólica, os cristãos viam as atividades mundanas com indiferença. Como esperavam a vinda do Senhor, cada um deveria ficar no seu posto e na mesma ocupação em que foram encontrados. (p. 72).

''Para Lutero, o conceito de vocação permaneceu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fichamento a ética protestante e o espirito do capitalismo
  • Fichamento ética protestante e espírito do capitalismo
  • Fichamento a ética protestante e o espirito do capitalismo
  • Fichamento A Ética Protestante E O Espirito do Capitalismo
  • “A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPÍTALISMO”
  • A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
  • ética protestante e o espirito do capitalismo
  • A ética protestante e o espirito do capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!