Fichamento: A DIFERENÇA QUE FAZ UMA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

321 palavras 2 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

PALOMA APARECIDA ALVES DE OLIVEIRA

A DIFERENÇA QUE FAZ UMA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BRAGANÇA PAULISTA
2014
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

PALOMA APARECIDA ALVES DE OLIVEIRA – RA: 2014199

A DIFERENÇA QUE FAZ UMA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Trabalho realizado para aquisição de conhecimento da disciplina de metodologia do trabalho científico, sob a supervisão da professora: Olinda de Cássia Sando.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BRAGANÇA PAULISTA
2014

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. A diferença que faz uma formação universitária aos alunos de graduação. In: CARVALHO, Regina Célia de; LIMA, Paschoal (org.). Leitura – múltiplos olhares. Campinas/ São João da Boa Vista: mercado de letras/ Unifeob, 2005.

A diferença que faz uma formação universitária aos alunos de graduação

De princípio, o autor aborda que as universidades brasileiras são relativamente novas comparada às universidades de todo o mundo, principalmente da Europa, e como as religiões interviam dentro das universidades dentro das universidades.
Depois, ele questiona a diferença que faz uma formação universitária para os estudantes. Neste momento, o autor defende os pontos positivos da graduação, dando a ela um sentido de valorização da cultura, busca de conhecimentos, independência intelectual e segurança emocional, além de servir como construção de um futuro profissional.
No decorrer do texto, o autor também ressalta as armadilhas e os perigos que os estudantes têm de se preparar para enfrentar durante sua formação, como o bacharelismo, o jequismo, o pacto da mediocridade, a síndrome do colegião e a autocomiseração.
Na conclusão do texto, o autor destaca as ações positivas de uma graduação e, ainda, aconselhar os estudantes a darem continuidade nos estudos com especializações, estágios, para que

Relacionados