Fichamento A Constru O Do Projeto Tico Pol Tico Do Servi O Social

1489 palavras 6 páginas
Ferdinan

FICHAMENTO
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social

Brasília
2015

A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social
NETTO, J.P. (1999) “A construção do projeto ético-político contemporâneo” in Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1 – Brasília: Cead/ABEPSS/CFESS.
“A construção do Projeto Ético-Político inicia-se entre a década de 1970 à de 1980. Este período marca importante momento no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil que se destaca pela critica e recusa do conservadorismo profissional, processo em que se originam as raízes de novo projeto profissional, mas precisamente as bases do projeto ético-político.” (p. 1)
“A teoria social destaca que as ações humanas são sempre orientadas para objetivos, metas e fins, isto é, os seres humanos atuam de forma teleológica, com base em interesses individuais ou coletivos pela construção de um projeto que é uma antecipação ideal da finalidade que se pretende alcançar.” (p. 2)
“O projeto societário apresenta uma imagem de sociedade a ser construída que reclamam determinados valores para justificá-la e que privilegiam certos meios (materiais e culturais) para concretizá-la.” (p. 2)
“Os projetos societários são coletivos e se constituem como projetos macroscópicos com propostas para o conjunto da sociedade. São, portanto, projetos de classe.” (p. 2)
“Nos projetos societários há uma dimensão política que envolve relações de poder e a concorrência entre diferentes projetos é um fenômeno da democracia.” (p. 3)
“Os projetos societários constituem estruturas flexíveis e variáveis: incorporam novas demandas e aspirações e se renovam conforme as conjunturas históricas e políticas.” (p. 3)
“Os projetos profissionais se inserem no marco dos projetos coletivos relacionados às profissões reguladas juridicamente e, que supõem uma formação teórica e/ou técnico-interventiva, em geral de nível superior acadêmico.” (p. 4)
“Apresentam a autoimagem de uma

Relacionados

  • 4288d712 3bd7 4c8c 8f18 6b9cca5028ee 1
    5747 palavras | 23 páginas