FICHAMENTO : A COMPREENSÃO DA PESSOA HUMANA NA GÊNESE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: UMA INFLUÊNCIA NEOTOMISTA

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2015






A COMPREENSÃO DA PESSOA HUMANA NA GÊNESE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: UMA INFLUÊNCIA NEOTOMISTA


















Natal/RN
2014

GUEDES, Olegna de Souza. A Compreensão da Pessoa Humana na Gênese do Serviço Social no Brasil: uma Influência Neotomista. (2000). Acesso em: abr. 2011. Disponível em:http://www.ssrevista.uel.br/c_v4n1_compreensao.htm
Palavras chaves:neotomismo – homem – sociedade – serviço social
As primeiras concepções dos primeiros assistentes sociais
Os primeiros assistentes sociais conceituavam o homem como um ser de grande valor, sua existência e realização só lhe bastava para alcançar o fim último e a vida eterna, seria a concepção de homem neotomista. Dessa forma, a formação do profissional do assistente social eraorientada pelos preceitos católicos , pois era “constituída por princípios verdadeiros, porque imutáveis”. (p.1)
As doutrinas católicas vivia um momento de aderir as concepções das encíclicas papais, Rerum Novarum e Quadragésimo Ano, que discutiam a questão social, “sobretudo, à exploração dos operários”, e é nesse perspectiva que sugerem a retomada do tomismo, a filosofia de Santo Tomás deAquino, do qual tinha como concepção central, o homem composto de corpo e alma, entretanto incompleto, sendo portanto um ser social, que vive e precisa da sociedade para alcançar o fim último. (p.2)
Concepção de homem no neotomismo
No neotomismo, o homem é dotado de corpo e alma, é um ser social, pois precisa e vive em sociedade, pois é dela que retira todos os aparatos de que necessitafisicamente para viver e se realizar, e é ainda uma pessoa humana. (p.2)
Projetos societários
A partir da concepção de homem, os assistentes sociais iriam idealizar um projeto societário que se fundamenta nesse conceito de homem neotomista, pois “a sociedade era entendida como ‘meio posto ao homem para colimar livre e plenamente sua destinação’”, ou seja, como dita anteriormente, ohomem é um ser social que utiliza da sociedade e precisa dela para subsistir. (p.2)
Elaboraram seu próprio projeto societário porque eram contra os preceitos comunista e liberal, porque um tinha caráter materialista e outro individualista. O que o Serviço Social junto a Igreja vai ressaltar o estudo do homem em sociedade, a importância do seu bem-estar, a garantia dos direitos; não umasociedade totalitarista, nem uma individualização do ser humano. (p. 2)
Portanto, o Serviço Social vai caminhar por um terceira via, diferente do liberalismo individualista e do comunismo coletivista. “Nesta terceira via, o modelo societário refere-se à harmonia entre as classes sociais organizadas sobre o ideário do bem comum postulado pela filosofia neotomista”. (p.2)
Osprimeiros assistentes sociais, acreditavam que para o bem comum era necessário a volta de antigos modelos medievais, como se a solução residisse no modo de produção anterior, onde o trabalhador tinha que se submeter aquelas condições para subsistir, por isso, não havia reclamações. (p.2)
“A idealização do modelo medieval não se limita às corporações. Os assistentes sociais criticavam osvalores morais e as diretrizes políticas e econômicas nascidas no mundo moderno”. O que o Serviço Social e a Igreja desejava de fato, era reaproximar o homem de Deus. Cabe ao assistente social “desenvolve um trabalho com vistas à preservação da pessoa humana e não visando promoção da cidadania”, ou seja, o homem era super exaltado, mas em relação a como ele deveria ser próximo a Deus e alcançar o fim,e não como ajuda-lo a enfrentar os problemas sociais que vivia. (p.3)
A prática do assistente social a partir da concepção neotomista de pessoa humana
Como dito anteriormente, o Serviço Social e a Igreja não apoiavam os ideais liberais, mas precisava conviver com ele, para isso necessitava de conhecer a sociedade, “sua estrutura, seus males, suas deficiências [...]”, para poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influencia Neotomista no serviço social
  • Influência neotomista serviço social
  • Serviço social e a influencia neotomista (resenha)
  • Fichamento anatureza do serviço social na sua gênese
  • Fichamento relações sociais e serviço social no brasil
  • Positivismo de auguste comte e sua influência no brasil
  • Gêneses do serviço social
  • O Serviço Social e sua Genese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!