Fichamento a cabeça bem feita

Páginas: 16 (3918 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
MORIN,Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento; tradução Eloá Jacobina, 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 128 p.

Capítulo 1 - Os desafios
“Portanto, o desafio da globalidade é também um desafio de complexidade. Existe complexidade, de fato, quando os componentes que constituem um todo (como o econômico, o político, o sociológico, o psicológico, oafetivo, o mitológico) são inseparáveis e existe um tecido interdependente, interativo e inter-retroativo entre as partes e o todo, o todo e as partes. Ora, os desenvolvimentos próprios de nosso século e de nossa era planetária nos confrontam, inevitavelmente e com mais e mais freqüência, com os desafios da complexidade.” (p.14)

“A reforma do pensamento é que permitiria o pleno emprego da inteligênciapara responder a esses desafios e permitiria a ligação de duas culturas dissociadas. Trata-se de uma reforma não programática, mas paradigmática, concernente a nossa aptidão para organizar o conhecimento”.(p.20)

Resumo do capítulo:
No capítulo 1, Morin descobre sobre a necessidade de uma reforma do pensamento, que quebre com o modelo de “superespecialização” das disciplinas proposto porteóricos como Descartes . Segundo ele é necessário que cada indivíduo enxergue além da sua função, numa perspectiva global, centrada na complexidade “tecido junto”. Para enfrentar esse problema, além de questionar o modelo de fragmentação de ensino, é preciso adquirir a aptidão de organizar os conhecimentos e o pensamento. Após a crítica, o autor aponta a três desafios, o qual cada pessoa deve superardiante desse contexto. O primeiro, intitulado desafio cultural, no qual ele discorre sobre a disparidade entre a cultura humanística, que estimula a reflexão e favorece a integração pessoal dos conhecimentos (p.17). O segundo desafio, gira em torno dos estudos sociológicos onde é necessário atribuir ao conhecimento, ao pensamento e a informação, o mérito de responsabilidade pelo desenvolvimentosocial. O terceiro e ultimo, trata da nossa responsabilidade enquanto cidadão, que sofre desgaste devido a consciência de fragmentação das áreas, já que com isso, o indivíduo perde a noção global do senso de solidariedade, visando apenas o seu lado.

Parecer:
É interessante ressaltar que, ao longo da história, está cada vez mais perceptível o efeito do pensamento fragmentado. Os movimentosrevolucionários, estão cada vez mais perdendo espaço na sociedade, o conceito de democracia vem cada vez mais enfraquecendo. Devido a uma visão egoísta, adquirida de uma má interpretação do pensamento cartesiano, o homem passa a analisar seus problemas e conflitos cada vez mais numa perspectiva ego centrista, descartando o seu efeito global.

Capítulo 2- A cabeça-bem-feita

“A PRIMEIRA FINALIDADEdo ensino foi formulada por Montaigne: mais vale uma cabeça bem-feita que bem cheia. O significado de “uma cabeça bem cheia” é óbvio: é uma cabeça onde o saber é acumulado, empilhado, e não dispõe de um princípio de seleção e organização que lhe dê sentido. “Uma cabeça bem-feita” significa que, em vez de acumular o saber, é mais importante dispor ao mesmo tempo de:
– uma aptidão geral para colocare tratar os problemas;
– princípios organizadores que permitam ligar os saberes e lhes dar sentido.” (p.21)

“Como nosso modo de conhecimento desune os objetos entre si, precisamos conceber o que os une. Como ele isola os objetos de seu contexto natural e do conjunto do qual fazem parte, é uma necessidade cognitiva inserir um conhecimento particular em seu contexto e situá-lo em seu conjunto.De fato, a psicologia cognitiva demonstra que o
conhecimento progride menos pela sofisticação, formalização e abstração dos conhecimentos particulares do que, sobretudo, pela aptidão a integrar esses conhecimentos em seu contexto global. A partir daí, o desenvolvimento da aptidão para contextualizar e globalizar os saberes torna-se um imperativo da educação.” (p.24)

“Assim, podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fichamento do livro A cabeça bem-feita
  • Fichamento
  • A cabeça bem feita
  • Resenha cabeça bem feita
  • A cabeça bem feita
  • A Cabeça Bem Feita
  • A cabeça Bem feita
  • Resenha "a cabeça bem feita"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!