Fichamento "A arte do Rap" Shsterman

408 palavras 2 páginas
Fichamento do texto: A Arte do RAP, de Shusterman

O autor busca discutir no texto a classificação estética do RAP, que não é considerado pela maioria dos críticos uma obra de arte, considerado uma obra de arte. Isso ocorre porque o RAP cria suas músicas através de canções e referências já existentes.
Justamente pelo uso desse processo de incorporação de objetos artísticos já existentes que Shusterman considera o RAP uma arte popular pós-moderna, que desafia as mais diversas convenções modernas. Na visão do autor, o rap satisfaz as principais exigências da legitimidade estética.
O rap atende as principais características existentes nas obras de arte modernas: a tendência para uma apropriação reciclada, a adesão as novas vertentes da tecnologia e a autonomia estética.
A base do rap é a cópia, a incorporação dos mais variados elementos e da instituição do DJ, aquele que realiza mixagens e reúne os mais diferentes tipos de referências. Segundo o autor, justamente por isso que o rap é considerado uma obra de arte pós-moderna. Ele quebra com o conceito clássico de que a arte deve sempre partir do original, do nada, sem nenhum conceito antecipado. O rap é justamente o oposto disso: a sua origem é fundamentada naquilo que já existiu para criar algo novo.
O autor também comenta da importância da palavra nas músicas do gênero e também de como o MC coloca em evidência a sua performance sexual. Isso pode ser visto hoje nas maiorias dos bailes funks da favela. As músicas apresentadas para aquela população na maioria das vezes não são de cunho social, mas sim de cunho explicitamente sexual. O rap também assume seu caráter social através das bandas Racionais MC’s e dos cantores Mv Bill e B negão, entre outros, que buscam criticar a sociedade alienante e racista na qual vivemos.
Através dos argumentos do autor, pude perceber que a arte não é somete aquilo que é clássico, acadêmico e genuinamente original. Através do rap, que é uma manifestação cultural e artística de

Relacionados