Fichamento variação linguística

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 12 de junho de 2015

FICHAMENTO

BELINE, Ronald. A variação linguística. In: FIORIN, J. Luiz (org). Introdução à linguística I. Objetos Teóricos. S. Paulo: Contexto, 2ª ed., 2003. [p. 121-128].
Pág.
Palavras-chaveResumo do conteúdo em destaque
121
Variação – Linguística – Países – Regiões
A variação das línguas pode ser exemplificada de modo amplo quando pensamos em todas as línguas que existem em todo o mundo. Eaté mesmo em uma mesma língua existem variações, como exemplo podemos citar a variação que há entre o português falado no Rio de Janeiro comparado ao português falado no nordeste ou no sul do país.122, 123
Diatópica – Vocabulário – Fonética
Com respeito à variação regional também existem diferenças de vocábulos entre certos lugares de um mesmo país. Como exemplo podemos tomar a palavra“jerimum”, que é muito usada no nordeste do país e é equivalente à abóbora que usamos na região sul e sudeste do país. Essa variação é chamada de diatópica, que também pode variar o nível fonético. EX.: Adiferença de pronúncia do –r dos paulistanos e dos cariocas, este aspirando o –r e aquele como uma vibrante simples.



124, 125
Ênfase – Formal e Informal – Variação Morfológica
No texto foram dadosdois exemplos de sentenças, sendo que uma com a repetição do advérbio de negação enfatizando assim ainda mais a negação apresentada na sentença. Também foram dados três exemplos de sentenças comconstruções sintáticas diferentes, mas com significados iguais. A diferença entre essas sentenças se encontra na situação em que forem usadas, quanto mais formal a situação em que a pessoa se encontra, maisformal é o modo de falar que se deve ser usado. Essas variações são chamadas de morfológicas.

126, 127 e 128
Limites da Variação Linguística
Visto que a variação da língua pode se dar mor meio dasintaxe, fonética e morfologia nos vêm à mente a pergunta: Qual o limite dessa variação linguística?
Nós vimos que a língua pode ter variantes fonéticas, morfológicas e sintáticas. Mas essas regras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento: A variação linguística. de Fernando Tarallo:
  • Fichamento- Variaçao Linguistica e Oralidade em sala de aula
  • VARIAÇÃO LINGUISTICA
  • variação linguísticas
  • Variação Linguística
  • Variação linguística
  • variação linguistica
  • Variacao linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!