Fichamento Valleria Rodrigues

1565 palavras 7 páginas
UnB – Universidade de Brasília
Instituto de Ciências Humanas – Departamento de História
Valléria Christinne Rodrigues

Matrícula: 14/0032681

Professor: Jaime de Almeida

Fichamento
Conquista do México ou queda de México Tenochtitlan? Guerras e Alianças entre castelhanos e alteperme mesoamericanos na primeira metade do século XVI.
Eduardo Natalino dos Santos

O texto trata, de forma bastante abrangente, porém resumida, dos processos de conquista do México-Tenochtitlan e da formação da Nova Espanha. Fragmentos da obra encontram-se presentes nestes fichamentos, tais como as obras citadas no próprio texto, como veremos a seguir:
Existem vários equívocos quando se trata do estudo da historia da conquista do
México e do território da Nova Espanha. Essas duas conquistas, por mais que se relacionem, não se equivalem. Esse artigo tem como objetivo mostrar que esses dois acontecimentos não são a mesma coisa, relatando cada caso e suas peculiaridades, desvendando assim, se a historia que estamos acostumados a ver e aceitar, de fato é real e absoluta quanto a esses processos.


A conquista do México-Tenochtitlan

O autor apresenta as fontes principais a serem estudadas e pelas quais hipóteses serão fundamentadas. Em seguida, divide o processo de conquista do MéxicoTenochtitlan, que se estabeleceu em 2 anos e tiveram as seguintes fases:



1ª fase – Contatos e alianças pré-entrada em México-Tenochtitlan

(fevereiro a novembro de 1519):
Inicia-se com a chegada da expedição de Hernán Cortés em Cozumel, em fevereiro de 1519. O qual estabeleceu contatos em Campeche,
Champontón, Xicalanco, Tabasco, entre outras cidades.
Conquistou lugares como Malintzin, Cintla e Veracruz. Converteu nativos em suas alianças e expulsou arrecadadores de tributos, conquistando a confiança dos Totonacapan.
A expedição avança, passando por Tlaxcala, formando mais alianças.
No caminho para México-Tenochtitlan, passam por Cholula, onde matam civis e sacerdotes, passam por Chalco, formando mais

Relacionados