Fichamento: uma abordagem aplicada ao problema de roteamento de veículos utilizando a busca tabu

1057 palavras 5 páginas
I. Aspecto formal
1. Referências bibliográficas:
- Autor: GÓMEZ, Arthur; GALAFASSI, Christiano. -Artigo: UMA ABORDAGEM APLICADA AO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS UTILIZANDO A BUSCA TABU
- Local de edição: São Leopoldo - RS
- Data da publicação: Agosto/2011.

II. Conteúdo
1. Resumo do texto.

Nos custos logísticos um problema frequente é a redução dos custos de transporte e melhoria dos serviços. O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) pode ser otimizado através de métodos como metaheurísticas, Busca Tabu, esse método evita retornar a um ótimo local visitado previamente, de forma a minimizar o tempo de busca para a melhor rota.

Problema de Roteamento de Veículos
O problema se trata da escolha para a melhor rota para os veículos de modo a percorrer a menor distância com o menor custo, de modo a atender todos os clientes. Baseados em um único depósito central e somente a restrição de capacidade é imposta.

Métodos para resolução do PRVC
Alguns métodos foram desenvolvidos para resolução do PRV, que se classificam em: Métodos Exatos (problemas com poucas centenas de clientes), Heurísticas (métodos: construtores, de duas fases e melhoramento) e Metaheurísticas (problemas de otimização combinatória) tem sido mais propostas para resolução de PRV hoje, pois apresenta uma vantagem que deixam um ótimo local, alterando a função objetivo para explorar regiões mais promissoras, dentre elas o Busca Tabu.

Formulação Matemática
A formulação matemática tem como função objetivo minimizar da distância/custo/tempo. Com as restrições que garantem que o vértice seja atendido por um único veículo. A equação garante que um veículo deixe o vértice aonde foi atnder a demanda tão longe alcance este vértice. Há uma restrição que limita a duração máxima da rota e há também restrições que expressam que a disponibilidade do veículo não pode ser excedida. Há definição do conjunto de variáveis binárias.

Arquitetura do Modelo
É através dessa arquitetura que

Relacionados

  • 1625252890 sc
    27775 palavras | 112 páginas
  • Livro de metodologia
    27027 palavras | 109 páginas