Fichamento Transposi O Didatica

1305 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Goiás- Regional de Catalão
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Alunos bolsista: Cláudia Ohana Ramos Marcos Paulo Assunção Suelen Vaz de Oliveira

Fichamento: A Transposição Didática e o Ensino da Biologia

1. Didáctica: Conceitos e controvérsias
“as fundações para uma nova pedagogia centrada na experiência, em exemplos concretos, em métodos intuitivos e dando atenção à ordem pela qual os estádios de desenvolvimento se seguem uns aos outros” (LEGENDRE, 1993, p. 357).” (p. 35)
1.1. Didácticas específicas (ou disciplinares)
“a didáctica de uma disciplina descreve e desenha o processo de ensino aprendizagem, numa perspectiva construtivista da aprendizagem (MORF, 1994), tendo em consideração os clássicos três aspectos fundamentais do triângulo didáctico (DEVELAY, 1992): o aluno – o saber disciplinar – o professor.” P.35, 36)
Triângulo didático: “os conceitos reivindicados pela didáctica das ciências e da matemática: os conceitos de representação (ou concepção), de transposição didáctica e de contrato didáctico”. (p. 36)
1.2. Na confusão entre didáctica e pedagogia
Dois princípios fundamentais: “(1) Cada situação pedagógica inclui relações entre aluno, saber e professor. (2) Toda a abordagem de ensino, seja ela pedagógica ou didáctica, focaliza-se prioritariamente em certas relações de entre certos componentes estruturantes e reduz as outras relações a um status secundário.” (p. 36)
“caracterizam o triângulo pedagógico com quatro componentes principais: o aluno – o saber a ensinar – o professor/sociedade – as interacções pedagógicas entre os anteriores três elementos (Figura 2). A alusão à sociedade refere-se ao facto de outras pessoas, que não o próprio professor (o mundo em geral, o ambiente), sendo que o professor desempenha um papel determinante nas interacções pedagógicas (BERTRAND e HOUSSAYE, 1999).” (p. 36)
“a pedagogia mais geral que a didáctica, menos científica

Relacionados