Fichamento Thomas Kuhn-A Estrutura das Revoluções Científiicas

10543 palavras 43 páginas
FICHAMENTO THOMAS KUHN- A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS
PREFÁCIO
Trata-se de um Ensaio realizado em um curso experimental de pós graduação, construído a partir de uma exposição à História da Ciência cujo objetivo era apresentava a ciência física para os não cientistas.
Culminou em uma mudança nos conceitos que o autor tinha de Ciência, com isso, o ensaio é uma tentativa de explicar a ele mesmo e aos amigos como aconteceu o seu deslocamento ou envolvimento da ciência para a sua história.
Os estudos sobre a História da Ciência a partir de diferentes autores indicaram ao autor o que era pensar cientificamente, em um tempo de pensamentos muito diferentes aos atuais.Tais investigações e pesquisas o levaram a há uma conferência no Instituto de Boston que possibilitou o teste de sua concepção de ciência ainda em formação, em seguida inicia a carreira acadêmica com História da Ciência. A partir disto, se evidencia alguns estudos do autor com destaque para o papel decisivo desempenhado por uma ou outra metafísica na pesquisa criadora outros examinam a maneira pela qual as bases experimentais de uma nova teoria são acumuladas e assimiladas por teóricos antigos incompatível àquela. Tais estudos a este respeito serão adiante chamados de “emergência”.
Oportunidades posteriores proporcionaram a oportunidade de conviver com cientistas sociais, fazendo-o confrontar suas idéias que prevaleciam relacionadas aos estudos naturais. Tais questionamentos o fizeram duvidar de que os praticantes das ciências naturais possuíam respostas mais firmes aos das ciências sociais. A tentativa de descobrir as diferenças destas duas ciências o autor chamou de paradigma, que seriam as realizações científicas universalmente reconhecidas que durante algum tempo fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência.
O trabalho se configura como ensaio, pois não abarca as proporções que o assunto exige, tendo sido apresentado em caráter esquemático, com

Relacionados