Fichamento texto Ragazzini

572 palavras 3 páginas
Referências
RAGAZZINI, Dario. Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação?. In: _____. Curitiba: Editora da UFPR, 2001p. 13-28.

Síntese:

O autor vai falar e discutir sobre o uso das fontes históricas em relação à história da educação. Além de esclarecer que a história da educação, a história a pedagogia, a história da filosofia da educação, sociologia da educação são distintas, mesmo com algumas fontes em comum e que também tem papel diferenciado em cada história dessas, tudo vai depender da forma que ela vai interagir com o meio que se estuda.

Detalhamento:

Começa a discorrer sobre o uso e interpretação da fonte e como ela pode gerar uma pesquisa de boa qualidade ou não, mas antes define o que são fontes. São elas vestígios, testemunhos os quais respondem como podem e por um número limitado de fatos ás perguntas que lhe são apresentadas. Ela nos permite reconhecer culturalmente as intenções relativas ao processo de produção. Após, coloca três tipos de níveis de ralações, são elas: 1. As relações nas quais nasce e se produz o documento; 2.1. As relações que, no âmbito dos acontecimentos, selecionam o documento (casuais, intencionais, preterintencionais); 2.2 As relações que, no âmbito dos acontecimentos, conservam, inventariam, catalogam o documento; 3. As relações do leitor – intérprete com as suas questões e com os destinatários dos seus estudos (estado da pesquisa, hipóteses, resultados, metodologia, interesses, estilo etc.) (RAGAZZINI, 2001, p. 15). Com isso afirma que as fontes são essenciais para o historiador, e para nelas fundamentar suas bases e seus alicerces de pesquisa. Este instrumento de busca deve ser muito bem analisado, pois supondo que o objeto de estudo seja a “ditadura”, opressão de um povo, os documentos produzidos pelo governo não devem ser aceitos como expressão fiel da verdade, pois tem cunho ditatorial e, portanto exacerbam muito mais seus pontos positivos, já quando é colocado ao lado de um

Relacionados

  • Fichamento do texto de dario ragazzini sobre fontes históricas
    1172 palavras | 5 páginas
  • fichamentods
    4123 palavras | 17 páginas