FICHAMENTO TEXTO: Planejamento de Ensino como ferramenta básica do processo ensino- aprendizagem (KLOSOUSKI; REALI, 2008).

437 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO RIO DE JANEIRO
Rio de janeiro, 20/03/2014

MATÉRIA:
PROFESSORA:
ALUNA:
TURMA:
FICHAMENTO TEXTO: Planejamento de Ensino como ferramenta básica do processo ensino- aprendizagem (KLOSOUSKI; REALI, 2008).
Podemos verificar no texto de Klosouski uma necessidade de reflexão sobre a formar de se fazer um planejamento de aula e da sua importância para o contexto educacional.
A autora fala que ao longo dos anos o modo de vida da sociedade vem alterando o seu modo de agir, acelerando o fluxo de informações que são trocadas, encurtando espaços e tempos. E é claro que as crianças também mudaram a forma de absorvição dos conteúdos provocando uma necessidade de renovação contínua da organização escolar.
Com a necessidade de organizar e pensar uma aula ou até mesmo a própria educação como conceito geral, entra em campo o conceito de planejamento, que pode ser planejamento educacional, planejamento escolar, planejamento de ensino, planejamento curricular com a finalidade de otimizar, organizar e objetivar o processo de ensino aprendizagem, levando em conta os aspectos da sociedade no ele se dirige.
A autora irá explicitar alguns conceitos levantados por importantes educadores sobre Planejamento: Para Padilha Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas.
Segundo Libâneo, Planejamento Escolar “é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social” A concepção do
Planejamento "Macro e Micro" de Chavier com suas relações com a Política e as vertentes tecnicistas e críticas no interior da sala de aula.
Também percebemos a importância de se estudar os estudantes e sua sociedade, seus interesses. Isso pode ser um desafio para o professor que precisará se

Relacionados