Fichamento Texto Bittar Cie Ncia Poli Tica

2659 palavras 11 páginas
Centro de Ciências Sociais e Jurídicas
Curso de Direito - 1ºB Matutino
Disciplina: Ciência Política
Docente: Camila Stohrer
Acadêmico:

Ficha De Leitura
1. Obra em Fichamento: BITTAR, Eduardo C. B. Curso de filosofia política - 2.ed., rev., aum. e modificada / 2005 São Paulo, SP: Atlas, 2005.
2. Destaques
2.1. “Alienar o jurídico do político é o mesmo que delimitar fronteiras precisas entre o que é jurídico e o que é não jurídico, e fazer deste último um arsenal de coisas de valor e interesse secundários diante dos formalismos e dos ditames jurídicos.” – Neste contexto, ao alienar o jurídico do político estaria discernindo e focando especialmente nos fatos que geram consequência jurídica, mas ocasionando em interesses nos fatos não jurídicos mesmo que em segundo plano. (p. 19)
2.2. “Desta forma, não há sociedade sem poder, e a diferenciação entre as sociedades se dá na forma como este pode é distribuído, organizado, legitimado, exercido. [...] a relação de dominação sem dominado não existe.” – Entende-se por isto que o poder esta presente em absolutamente toda e qualquer forma de sociedade, porém, a maneira na qual eles esta distribuído através de seus integrantes é de fundamental importância pois é o que as diferenciam. Também é possível compreender que a relação de poder esta representada nunca por apenas um indivíduo. (p. 21)
2.3. “O Direito age, socialmente, de modo a controlar e determinar comportamentos.” – No trânsito utiliza-se de uma ondulação transversal para forçar o comportamento desejado. O Direito não disponibiliza de tais utensílios para manter a sociedade sob controle, logo torna-se extremamente complicado e desafiador seu objetivo de mediar as ações da sociedade. (p. 22)
2.4. “Ele não expressa mediatamente de modo cru, direito, objetivo, selvagem ou primitivo, como força. Ele conduz a força para ser uma ameaça, prevista abstratamente no texto da norma, e, na

Relacionados