Fichamento Teorias Econômicas, Keynesianismo X Libeiralismo

276 palavras 2 páginas
O século XX remodelou toda a estrutura econômica e política do mundo hodierno, as guerras ocorridas nesse período foram os principais eventos, com estas desestabilizações e revoluções, mudanças em vários níveis ocorreram; uma dessas mudanças muito importantes foram as econômicas, teorias como positivismo, teorias derivadas do Marxismo tiveram que dividir espaço com o Keynesianismo, advindo das ideias de John Keynes.
Depois e durante a segunda guerra, onde todo o sistema internacional estava instável as teorias de Keynes foram sendo mais interessantes para o mundo ocidental já que em oposição ao positivismo o keynesianismo defendia um estado protetor e intervencionista, o que serviria para manter o maior equilíbrio possível durante e no pós guerra.
As ideias de Friedrish Hayek eram totalmente opostas às de Keynes, sendo ele defensor de ideias liberais defendia a abstenção do estão em relação à economia. Ideias Marxistas também influenciavam pessoas com suas promessas de um mundo melhor, ideias que personagens históricos como Lenin usaram para mudar o sistema de um estado, tudo isso proporcionado pelas altas taxas de desemprego e alta inflação, o que o autor chama de “Stagflation”.
No âmago, a questão de sistema econômico e político vigente depende dos fatores externos, da necessidade do sistema em si e da população, seja no período em que a estabilidade é maior e o liberalismo consegue se manter, seja em períodos onde a instabilidade impera e teorias de intervenção ou de total monopolização do estado conseguem chegar à frente mudando o panorama até então vigente.

Referências: YERGIN, Daniel; CRAM, William. The Commanding Heights: The Battle for the world economy EP 1: The battle of ideas. Documentário. Public Broadcasting Service (PBS), Estados Unidos, 2002.

Relacionados