Fichamento: TEIXEIRA, Ivan. Metafísica e exílio. Cult, São Paulo, n. 8, p. 46-53, março. 1998.

943 palavras 4 páginas
Serviço Público Federal
Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras

Disciplina: Literatura Brasileira Contemporânea I
Docente:
Discente:
Matricula:
Turma:
Belém, 27 de maio de 2013. Fichamento

Referência: TEIXEIRA, Ivan. Metafísica e exílio. Cult, São Paulo, n. 8, p. 46-53, março. 1998.

“Subordinada à retórica e à filosofia moral, a poética neoclássica encarava o poema como canto de louvor à virtude e virtuosos, o que se constitui numa espécie de incentivo teórico ao encômio versificado, tomado como a construção de um modelo da virtude civil, que erigia o bem como padrão desejável de ação política [...]”. (Pág. 46).

“[...] Fugindo das tópicas consagradas pelo bucolismo neoclássico, os criadores de poesia romântica inglesa programaram imitar as emoções desencadeadas pelo contato do poeta com a paisagem sensível e particularizada, entendendo o poeta como um demiurgo, um criador da verdade [...]”. (Pág. 46).

“[...] Pela introspecção, o poeta, ser especialmente dotado, tinha a função de encontrar em si as revelações do cosmos.” (Pág. 46).

“[...] poetas como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo ou Castro Alves impõe à sensibilidade popular uma poética da expressividade do indivíduo, em que valores como liberdade, rebeldia, independência se tornaram emblemas inquestionáveis.” (Pág. 47).

“[...] nenhum dos românticos brasileiros atingiu o nível de rebeldia e auto-investigação de Cruz e Souza. Ele é o primeiro poeta metafísico na poesia brasileira. [...]” (Pág. 47).

“[...] Apoiado sobre tudo na experiência de Baudelaire (Fleur du mal, 1857), Cruz e Souza conceituava o artista como um excêntrico, um desajustado e decaído. Encarnou como ninguém entre nós o grito dilaceração redentora. [...]”(Pág. 48).

“[...] esse poeta encarna, no Brasil, a tópica europeia do “poeta maldito”, expressão com que Paul Verlaine procurou caracterizar Rimbaud e Mallarmé. [...]” (Pág. 48).

“considere-se agora o

Relacionados