FICHAMENTO SOCIOLOGIA

Páginas: 8 (1819 palavras) Publicado: 18 de março de 2015
ÉMILE DURKHEIM E UM SONHO DE LIBERDADE
TANIA QUINTANERO, ÉMILE DURKHEIM E ANDY, UM SONHO DE LIBERDADE.

Émile Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. Durkeim recebe também a influência da filosofia racionalista deKant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Um dos alvos da crítica de Durkheimiana, em tal sentido, foi ao que chamou de individualismo utilitarista representado por Herbert Spencer, para que os indivíduos executam visando atender a seus interesses particulares.
Segundo Durkheim, como a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, de toda crença,todo comportamento instituído pela coletividade, considera que para se tornar uma ciência autônoma, essa esfera do conhecimento precisava delimitar seu objeto próprio: os fatos sociais. O fato social é algo dotado de vida própria, externo aos membros da sociedade e que exerce sobre seus corações e mentes uma autoridade que os leva a agir , a pensar e a sentir de determinadas maneiras. Assim, umpensamento encontrado em todas as consciências particulares ou um movimento que todos repetem não são por isso fatos sociais mas suas encarnações individuais. Para tentar comprovar o caráter externo desses modos de agir, de pensar ou de sentir, Durkheim argumenta que eles têm que ser internalizados por meio de um processo educativo. Desde muito pequenas, lembra, as crianças são constrangidas, adesenvolver certos comportamentos e maneiras de ser e, mais tarde, a trabalhar. Elas passam por uma socialização metódica e é uma ilusão pensar que educamos nossos filhos como queremos. Somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos. As representações coletivas são uma das expressões do fato sócia.
Outro componente fundamental do conjunto dos fatos sociais são os valores deuma sociedade. Eles também possuem uma realidade objetiva, independente do sentimento ou da importância que alguém individualmente lhe dá; não necessitam expressar-se por meio de uma pessoa em particular ou que esta esteja de acordo com eles. Quando optamos pela não-submissão, as forças morais contra nos insurgimos reagem contra nós e é difícil, em virtude de sua superioridade, que não sejamosvencidos. Estamos mergulhados numa atmosfera de idéias e sentimentos coletivos que não podemos modificar à vontade.
Durkheim estabelece regras que os sociólogos devem seguir na observação dos fatos sociais. A primeira delas e a mais fundamental é considera-los como coisas. Dai seguem-se alguns corolários: afastar sistematicamente as prenoções; definir previamente os fenômenos tratados a partir doscaracteres exteriores que lhes são comuns; e considera-los, independentemente de suas manifestações individuais, da maneira mais objetiva possível.
A sociedade é nossa protetora e tudo o que aumenta sua vitalidade eleva a nossa, por isso apreciamos tudo o que ela preza. As regras morais possuem uma autoridade que implica a noção de dever e, em segundo lufar, aparecem-nos como desejáveis, embora seucumprimento se dê com um esforço que nos arrasta para fora de nós mesmo, e que por isso mesmo eleva-nos acima de nossa própria natureza, mesmo sob constrangimento.
A consciência comum ou coletiva, corresponde ao conjunto das crenças e dos sentimento comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado quem tem vida própria. Quanto mais extensa é a consciênciacoletiva, mais a coesão entre os participantes da sociedade examinada refere-se a uma conformidade de todas as consciências particulares a um tipo comum, o que faz com que todas se assemelhem e, por isso, os membros do grupo sintam-se atraídos pelas similitudes uns com os outros, ao mesmo tempo que a sua individualidade é menor.
A responsabilidade que a solidariedade mecânica tem na integração social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fichamento de sociologia
  • sociologia fichamento
  • fichamento o que a sociologia
  • Fichamento O Que Sociologia
  • Fichamento Sociologia
  • fichamento de sociologia
  • fichamento sociologia
  • Fichamento sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!