Fichamento: Sociologia das Organizações Cap 1-3

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
DIAS, Reinaldo. Sociologia das Organizações, Cap 1-3, pag 1-67. São Paulo: Atlas 2008.


1 – CONTEÚDO

O autor, Reinaldo Dias, em seu livro, Sociologia das Organizações aborda os grupos sociais e suas atuações, seu comportamento como grupo e sua relação com os demais grupos sociais. Ele faz um estudo do surgimento da sociologia, seu contexto histórico salientando as mudanças e processos aolongo do tempo e o desenvolvimento da sociologia das organizações que estuda a relação dos grupos sociais e com outros grupos, sua organização enquanto unidade produtiva e seu comportamento e interação com a sociedade.
No capitulo primeiro ele faz um Introdução ao Estudo Sociológico das Organizações, temos uma descrição do contexto histórico do surgimento da sociologia. Dias fala que eranecessária uma ciência para estudar as mudanças que estavam e viriam a ocorre na sociedade por conta da Revolução Industrial que mexeu com a estrutura social que se tinha até o momento: uma sociedade patriarcal que vivia majoritária do campo e do comercio com grupos poucos relacionados. No segundo subitem temos o estudo das organizações onde Dias mostra as primeiras abordagens, prossegue com o estudosociológico das organizações, onde ele trata do início da sociologia das organizações e seu primeiro teórico, Max Weber e como como este influenciou os demais teóricos no estudo da sociologia tendo como foco as organizações produtivas; na Teoria Clássica com uma visão mais mecanicista e desconsiderando os grupos internos, assim temos uma visão mais cientifica. O último subitem trata do campo dasorganizações, delimitando o objeto de estudo da Sociologia Organizacional: a empresa enquanto grupo organizado de indivíduos e suas relações e comportamento. Nesta parte ele trata de diversas formas de se vê a organização e seus pontos de vista dando especial destaque a visão das organizações como atores sociais. Ele finaliza o primeiro capitulo deixando claro que “o objetivo do livro é uma abordagem dasorganizações, principalmente as econômicas...”
No segundo capitulo intitulado A sociedade e as Organizações o autor faz a relação entre a sociedade e sua interação com as organizações. Nos primeiros parágrafos temos o conhecimento que as organizações só foram reconhecidas como atores sociais a partir do Sec. XX, que o princípio fundamental da organização é a divisão de trabalho e os váriosângulos que podemos vê e estudar as organizações: máquinas, organismos vivos, culturas, sistemas políticos, instrumentos de dominações etc. no primeiro subitem temos um estudo introdutório da vida do ser humano em grupo desde os tempos das cavernas até o surgimento das fabricas, o principal ponto aqui: é que o sucesso pode ser melhor alcançado quando se trabalha em grupo e com divisões de tarefas. Osegundo subitem traz a importância das organizações. No terceiro subitem a organização é conceituada: organização é um instrumento utilizado pelo homem para desenvolver determinada atividade que não seriam possíveis de serem realizadas por um indivíduo em particular. Aqui nos é apresentada outras definições como a de Drucker, Giddens Srour e outros; em todas a cooperação, divisão de tarefas einter-relação são pontos comuns. Dias dá especial destaque na proposta de Ruiz Olabénaga que destaca cinco aspectos que os sociólogos estão de acordo, a saber: constituem conjuntos de indivíduos, orientada para atingir objetivos ou metas, diversificam as funções, coordenada por uma orientação e apresenta certa continuidade. No quarto subitem são apresentas as organizações como agentes sociais, já que asorganizações são capazes de modificar o meio ambiente e estabelecem novas relações, as organizações são agentes sociais coletivos que influenciam e determina à vida de outros agentes sociais, a impressa intervém: no mercadão de trabalho, estratificação social, valores de usos, valores de troca e cria identidade. No quinto subitem Dias nos traz o conceito de organizações como sistemas de ações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento: tratado de sociologia
  • Fichamento caps 1, 2, 3 e 4 pindyck
  • Resumo Sociologia cap 3
  • Fichamento isso é arte cap 3
  • Sociologia da educação cap 3
  • FICHAMENTO ARGONAUTAS CAP 3
  • Fichamento Cap 1 Porter
  • fichamento galbraith cap 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!