Fichamento : Sociologia Clássica: Durkheim, Weber e Marx. Itajaí: UNIVALI, 2001. Capítulo II

1494 palavras 6 páginas
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Durkheim, Weber e Marx. Itajaí:
UNIVALI, 2001.
Capítulo II
“(...) toda obra de Durkheim está voltada para dotar a sociologia do que até então mais lhe faltava: um método de análise. Daí a sua importância para a história do pensamento sociológico. Além de ser um dos maiores clássicos da sociologia, Durkheim também é o responsável pela introdução desta ciência no ensino universitário. É com Durkheim que a sociologia adentra no mundo acadêmico e se firma definitivamente como ciência” (p.26-27).
“O período em que Durkheim viveu costuma ser chamado pelos historiadores de “belle époque”. Como o nome indica, este foi um período de progresso e otimismo, marcado por grandes invenções (eletricidade, avião, submarino, cinema, automóveis, etc.). Apesar deste clima de otimismo, já apareciam os problemas típicos da sociedade moderna (migrações, pobreza, criminalidade, etc.), chamados na época de ‘questão social’.” (p.28).
“Na sua principal obra, “As regras do método sociológico”, Durkheim afirmava que os sociólogos, até então, tinham se preocupado pouco com a questão do método em sociologia. (...) o positivismo influencia e serve de pressuposto para a teoria durkheimiana” (p.29).
Baseado no conceito do positivismo segundo Durkheim, a explicação da vida social está relacionada à sociedade, não ao individuo. Na sua concepção isso queria dizer que, após serem criadas pelo homem as estruturas sociais funcionariam independente dos indivíduos.
“(...) a principal preocupação de Durkheim era resgatar a intenção de fazer da sociologia uma ciência “madura”, tal como já acontecia com a física, a química, a astronomia e outras ciências da natureza” (p.30).
Durkheim almejava que os sociólogos adotassem o mesmo método aplicado pelos cientistas nas ciências da natureza que, nada mais era do que registrar de forma imparcial a realidade pesquisada. A biologia foi para Durkheim um método orientador para a sociologia.
“Partindo do pressuposto de que a

Relacionados

  • serviço social
    7319 palavras | 30 páginas
  • PPC ADM C LARGO 2013
    53413 palavras | 214 páginas