Fichamento sobre o texto Românticos e Folcloristas

1294 palavras 6 páginas
PALAVRAS CHAVE

Antiquário – Romantismo – Folcloristas – Herder

ORTIZ, Renato.

ROMÂNTICOS E FOLCLORISTAS

PÁGINA
CORPO
12
Fundou-se na França, em 1807, uma academia chamada “A Academia Céltica”, que tem o nome modificado depois para “Sociedade dos Antiquários da França.” O objetivo principal dela era o estudo da língua e das antiguidades celtas.
13
“O que caracteriza esse período é uma tentativa de compilação e de ordenamento do material.”
O folclore surge com a pretensão de coletar dados e se tornar, por fim, uma ciência. Eles viam mais necessidade de classificar do que um método de coletar.
14
A curiosidade por coletar práticas populares faz surgir a figura do antiquário. O antiquário tem como característica seu viés colecionador. Uma das marcas do mesmo é o afastamento para com os mais baixos graus de hierarquias do homem.
17
No final do século XVII, o Romantismo surge como um movimento, uma nova consciência.
18
O Romantismo irá valorizar as manifestações populares, enfatizando o considerado bizarro e exótico.
19
Segundo Novalis “tudo pode ser considerado como romântico, desde que transportado para longe.” Isso demonstra um interesse pelo longíquo.
20
Na virada do século, os intelectuais descobrem a tradição popular e, com isso, cresce o número de publicações sobre o povo. Com toda essa mudança de pensamento, Peter Burke cunha o termo cultura popular.
21 – 22
Nessa mesma época, Herder faz uma crítica radical a ideia de progresso e valoriza a língua, os costumes e as lendas como elementos de nacionalidade.
23
“O estudo da cultura popular é o retamento com o que havia se perdido, ele é a ponte para se pensar a unicidade nacional.”
Cultura popular como elemento de unidade nacional.
Herder ao fazer uma distinção entre “poesia de natureza” (cunho intutivo; mitos, lendas) e “poesia de cultura” (caráter individual), influência os irmãos Grimm, que exploram a tese.
24
Valorização da tradição oral: “as histórias

Relacionados

  • IHB Bib Julho12
    47875 palavras | 192 páginas
  • Revista Patrimonio34
    190760 palavras | 764 páginas
  • resenha
    113340 palavras | 454 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas