Fichamento sobre o texto: Os gêneros textuais em sala de aula: as “sequencias didáticas”

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Universidade ...
Fichamento sobre o texto: Os gêneros textuais em sala de aula: as “sequencias didáticas”
Luiz Antônio Marcuschi
Aluna: ...
6º Período/Pedagogia
Profa.: ...
Referênciabibliográfica: MARCUSCHI, Luis Antônio. Os Gêneros textuais em sala de aula: “sequencia didática (2003) Recife

“Dolz e Schneuwly preocupam-se em fornecer elementos de interesse para o ensino da oralidade em salade aula, e todo esforço volta-se para a consecução desse objetivo. Central é a metodologia utilizada para construir o que ficou conhecido nessa escola como ensino por sequência didáticas, realizadocom base em gêneros textuais diversos, especialmente os gêneros orais mais elaborados.” (p. 211).

“Como os gêneros se acham sempre ancorados em alguma situação concreta, particularmente os orais, osautores julgam plausível partir de situações claras para trabalhar a oralidade”. (p. 212)

“De que modo definir o gênero como instrumento?” (1998:65) para tanto, na linha de Bakhtin (1979), distinguimtrês dimensões essenciais:
1) Os conteúdos que tornam decidíveis no gênero;
2) A estrutura comunicativa particular dos textos que pertencem ao gênero;
3) As configurações específicas de unidadeslinguísticas como traço da posição enunciativa do enunciador, os conjuntos particulares de sequências textuais e de tipos discursivos que formam essa estrutura”. (p. 212)

“Os procedimentos têm um carátermodular e levam em conta tanto a oralidade como a escrita. O trabalho distribui-se ao longo de todas as séries do ensino fundamental. A ideia central é a de que devem criar situações reais comocontextos que permitam reproduzir em grandes linhas e no detalhe a situação concreta de produção textual incluíndo sua circulação”. (p. 213)

“Os autores definem a “sequência didática” como um conjunto deatividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” (2004:97). (p. 213)

“A finalinalidade de trabalhar com sequência didáticas é proporcionar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sequencia Didáticas gêneros textuais
  • Gênero textual na sala de aula
  • Sequencia Didatica do Genero textual Poesia
  • SEQUENCIA DIDÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS EM SALA DE AULA
  • Sequência didática: poemas na sala de aula
  • O texto na sala de aula Fichamento
  • Fichamento "O texto na sala de aula"
  • Trabalhando gêneros textuais em sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!