Fichamento SOBRE O SUIC DIO

764 palavras 4 páginas
SOBRE O SUICÍDIO – Marx FICHAMENTO
A crítica francesa tem, em parte, pelo menos a grande vantagem de ter apontado as contradições e os contrassensos da vida moderna, que ao mesmo tempo pode se tratar apenas de dar aos proletários um pouco de pão e educação, como se somente os trabalhadores definhassem sob as atuais condições sociais, ao passo que, para o restante da sociedade, o mundo tal como existe fosse o melhor dos mundos.
O número anual dos suicídios deve ser considerado um sintoma da organização deficiente de nossa sociedade. Embora a miséria seja a maior causa do suicídio, encontramo-lo em todas as classes, tanto entre os ricos ociosos como entre os artistas e políticos. A diversidade das suas causas parece à censura uniforme e insensível dos moralistas.
Muitos consideram antinatural o suicídio, pois é melhor tentar superar o desespero a sucumbi-lo. É um absurdo considerar antinatural um comportamento que se consuma com tanta frequência; o suicídio não é de modo algum, antinatural, pois diariamente somos testemunhas dos mesmos que ocorrem. O que é contra a natureza não torna-se passível de ocorrer. As sociedades não geram todas, portanto, os mesmos produtos; é o que precisamos ter em mente para trabalharmos na reforma de nossa sociedade e permitir-lhe que se eleve a um patamar mais alto do gênero humano. As causas do suicídio podem ser levantadas, contudo as mesmas apresentam razões/motivações diversas> CAUSAS DIVERSAS.
Em poucas palavras, faz-se do suicídio um ato de covardia um crime contra as leis, a sociedade e a honra. O homem parece um mistério para o homem; sabe-se censura-lo, mas não se o conhece. As instituições europeias trataram/tratam (na época) os homens de maneira leviana, punindo-os contra os atos suicidas. Quando se vê tudo isso não se entende com que direito se poderia exigir do indivíduo que ele preserve em si mesmo uma existência que é espezinhada por nossos hábitos mais corriqueiros, nossos preconceitos nossas leis e nossos

Relacionados

  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas