Fichamento sobre o artigo: Ecosystem process rate increases with animal species richness:evidence from leaf-eating, aquatic insects.

516 palavras 3 páginas
A biodiversidade é, inegavelmente, relevante para os processos comuns do ecossistema. No estudo de Michael Jonsson e Björn Malmqvist foi realizada uma experiência com três espécies de insetos aquíferos detritívoros pertencentes a uma mesma família, a Plecoptera, em diversas alocações de contêineres com uma microfauna em funcionamento, com folhas, água e a temperatura adequada para o desenvolvimento dos ciclos naturais dos exemplares usados no teste. A finalidade do mesmo era observar o impacto que as espécies causariam individualmente e em grupo naqueles ambientes, observando as taxas de mortalidade e nascimento dos insetos bem como os percentuais de desenvolvimentos das plantas que estavam no mesmo habitat daqueles animais. Para tal, houve a análise individual de cada um dos três grupos de amostrar com os insetos e, posteriormente, foram adicionados novos contêineres, mesclando duplas de espécies e um com todas num só ambiente. Com isso, foi possível notar que, quando combinadas, a identidade das espécies tornou-se quase improdutivo, e também efetiva que os processos ecossistêmicos podem beneficiar a riqueza de espécies, contrastando com a hipótese de que a afinidade entre as famílias seria prescindível. Também é tomado como importante a avaliação da resposta do ambiente para com a diversidade de espécies que o habita, como na experiência, para mesurar e prever suas respostas para seu desenvolvimento – ou a sua ausência – futuro.
Ao longo da análise das respostas indivíduo-ambiente, houve a notoriedade da redução da quantidade de folhas do recinto avaliado. Foi diagnosticado, por meio da pesagem e medição das unidades falecidas nos processos que envolviam a mescla das três espécies que não houve acentuação dos pesos ou medidas destes, confirmando a hipótese de que não houve um aumento no consumo e sim uma resposta um pouco mais alavancada do crescimento de novas folhas em razão da maior diversidade presente ali. Com isso, segundo o estudo, torna notório que

Relacionados