Fichamento sobre o artigo atores não-estatais em regimes internacionais ambientais: turbulência ou governança global?

544 palavras 3 páginas
Fichamento:
Atores Não-Estatais em Regimes Internacionais Ambientais:
Turbulência ou Governança Global?

Aluna: Paola Comin
Matrícula: 0913481
Disciplina: Cooperação Internacional
Professora: Günther Mroz
O texto aborda a diversificidade do cenário internacional que e a sua abrangência correspondente os atores não estatais.
O texto os julga sob os olhares dos dois pesos da balança, os males e os benefícios que eles carregam consigo ,principalmente por não terem personalidade jurídica.
São discutidas funções específicas, efeitos da participação no cenário internacional, visto que não há um estatuto especifico para os regulamentarem.
Tais atores podem produzir bens comuns, mas a sua maioria tem sido responsável pelas grandes ameaças ao Estado. Como o fato do Dinheiro ser poder, mas nas mãos de Bill Gates é diferente do que seria nas mãos de Osama Bin Laden, como podem vir a influenciar o cenário internacional de diferentes formas exemplificando pois alguns dos atores não estatais são gigantes e dominam uma rede de organizações que eles mesmos criaram.
Os atores não-estatais são considerados legitimadores da ação política, mas não têm legitimidade garantida, embora tenham uma propriedade e mobilidade que nenhum Estado soberano tem , além de impedir abusos e omissões das autoridades públicas
O texto chama atenção para o crescimento das parcerias público privadas que vem em constante crescimento nesta última década ,onde atores estatais e não estatais atuam em parceria com organizações criadas para implementar projetos nacionais ou internacionais funcionando como braços dos Estados.
Apesar de o conceito de governança ter várias vertentes diferentes , existe um grande consenso de sua utilização no sentido de participação ampliada de atores não-estatais no processo decisório internacional , neste sentido, o conceito pretende comprovar que é possível governar sem governo, construir legitimidades sem a democracia representativa ,

Relacionados

  • TERCEIRIZADA
    153127 palavras | 613 páginas
  • Direito Tributario
    126456 palavras | 506 páginas
  • arq4f8dc8b99ce7d
    187798 palavras | 752 páginas