fichamento sobre petitat

2017 palavras 9 páginas
O autor Petitat. nos mostra que a criação e a multiplicação dos colégios se deram no principio do século XVI, e as suas características marcantes se deram entre 1550 e 1570, o que se alastrou com muita rapidez. O que ajudou esta proliferação foi á concorrência entre a religião católica e da Reforma.
Segundo o autor os colégios das congregações, os colégios protestantes e o que são dependentes das universidades têm os mesmos traços, fundamentais.

Da Faculdade De Artes Aos Colégios

No principio do texto vemos que o colégio foi criado pelo poder civil, com a colaboração das congregações católicas ou igrejas protestantes. Mas também existe uma certa influencia em certos casos das faculdades de Artes.
Em Paris, na Idade Média, os nobres e os eclesiásticos, abrigavam os estudantes sem recursos, os que pra eles era melhor do que oferecer bolsas de estudos, então resolveram os alojar e dar alimentação. Estas instituições foram então conhecidas como instituições de ensino. Logo depois, no século XV, professores e alunos deixam as casas dos mestres para ir para os colégios, e o que era apenas para dormir e comer toma outra função a vida dos estudantes.
Tudo isso se evoluiu durante um século e meio, e e m 1452 com a reforma do Cardeal de Estouteville, todos os artistas tem a obrigatoriedade de escolher um colégio e permanecer nele ate o final dos estudos.
Antes os alunos iam até os professores por vontade própria, a partir desse momento eles são obrigados a ir. A faculdade de artes esta reduzida na administração, no controle e na supervisão.
A partir do século XIV os alunos de gramatica são proibidos a sair dos colégios sem estar acompanhado de alguém. E então todos os seus atos estão sobre controle dos mestres.
Nas comunidades antigas de estudantes do século XIII, os mais novos alunos era hierarquicamente inferiores aos antigos.
Aos poucos com a abertura de colégios para estudantes mais velhos, a autoridade dos mestres, impõe-se a todos os artistas. Isso

Relacionados

  • Saude da mulher
    45119 palavras | 181 páginas
  • Projeto Pedagogico
    90379 palavras | 362 páginas