Fichamento Sob o signo da visualidade pura. Introdução aos formalismos. BAZIN, G. Historia da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (capítulo 5)

Páginas: 3 (571 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Letras e Artes
Escola de Belas Artes
Disciplina: Historiografia da Arte II
Aluna: Ada Cristiane Anjos


(1º) In: Sob o signo davisualidade pura. Introdução aos formalismos.
BAZIN, G. Historia da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (capítulo 5).

O autor: Germain René Michel Bazin (Suresnes, Altos do Sena, 24 desetembro de 1901 - Paris, 2 de maio de 1990) foi um historiador de arte, curador e restaurador francês. Foi conservador de pinturas do Museu do Louvre. Viajou pelo Brasil, onde estudou a arquiteturareligiosa barroca e as obras de Aleijadinho, sobre quem publicou importantes trabalhos.

Resumo: Neste livro, escrito pela necessidade do autor de expor os valores da arte barroca quando se depara coma desvalorização do público em relação a esta, considerando-a o “superlativo do bizarro” até depois da Segunda Guerra Mundial, Germain Bazin busca expor e ressaltar o valor dos estudos, que aos olhosdo autor está longe da história e da estética ao concordar com uma pura visualidade da arte, de Heinrich Wölfflin sobre tal estilo, expostos no livro ‘Princípios fundamentais da história da arte(1915)’, por mais que este se limite a romana enquanto pesquisava na Itália.
Wölfflin (grande escritor, filósofo, crítico e historiador da arte), sob influência do grupo alemão composto por KonradFiedler, Hans von Marees e, principalmente, Adolf von Hildebrand, produz um estudo, usando como objeto de experimento o Renascimento em seu auge e o barroco (nos séculos XVI a XVIII), “julgando” obarroco de acordo com as normas clássicas. Examinando as obras de sua época, ele vê as artes plásticas governadas por duas tendências: linear (redução ao plano, espaço fechado, formas ponderáveis eclaridade absoluta) e pictórica (busca da profundidade, espaço aberto, formas que alçam voo e claro x escuro). O estudo sobre elas acaba se tornando uma antítese ao relacionar tendências opostas, de forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do capitulo 6
  • Fichamento por capítulo a arte de contar historias
  • Fichamento capítulo 2
  • fichamento introduçao historia da arte gombrich
  • Fichamento
  • resumo capitulo 5 uma introducao a historia do design
  • Fichamento Capítulo 6: O cidadão contra a cidade ideal. (MUMFORD, Lewis. A Cidade na História: suas origens,...
  • Fichamento finley, moses.“guerra e império”. história antiga: testemunhos e modelos são paulo: martins fontes,...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!