Fichamento segunda terça quarta quinta sexta matrícula matrícula aula magna visita campus trote solidário atividades gincana aula renata baticun cervejada x submundo aula trote gincana ubaino pedágio pedágio segunda

900 palavras 4 páginas
Lucas de Castro e Silva R.A 121032231
RYKWERT, Joseph. La ciudad e el solar. In: La idea de Ciudad.Madrid, Biblioteca Básica de Arquitetura, 1985, p. 31 a 67.

Joseph Rykwert ,ao retratar a aurora das grandes cidades nos mostra a complexidade da ocupação do território desde tempos remotos. De acordo com ele,o homem utiliza-se de diversos fatores ao planejar o surgimento das cidades.Sendo alguns destes fatores,respostas para a configuração atual dos centros urbanos,erroneamente considerados frutos apenas do setor econômico/comercial.
Selecionei os dez pontos chave do capítulo proposto que abrangem essa temática dos primeiros passos do planejamento das cidades.

1. Recomendações.

Algumas das recomendações básicas consideravam os ventos como um dos principais obstáculos para o assentamento das cidades.A orientação das casas,o alinhamento,o traçado das ruas,tudo deveria ser orientado contra a direção em que sopram os ventos.Porém,como o próprio autor reforça,não há nenhuma base atual que indica uma relação sistemática entre a direção dos ventos e a construção de casas,preferindo indicar a existência de ritos religiosos,que apesar de muitos urbanistas ignorarem,possuíam importância hierárquica tão grande quanto fatores militares ou comerciais.

2. O Místico na fundação das cidades
Na fundação de algumas cidades mais antigas,é comum a interferência místico e religiosa.O oráculo de Delfos,por exemplo,é citado diversas vezes como uma importante alavanca para o surgimento de colônias.A intervenção divina é bastante lembrada,tornando o sacrifício de animais (forma de mediação entre o terreno e o divino) uma prática comum.Mitos sobre a fundação de grandes cidades nascem,atribuindo um caráter especial a estas,como o mito de Roma,criada sobre o local em que os irmãos Remo e Romúlo foram recolhidos por um lobo.

3. O Templum
O Templum podia ser qualquer espaço segregado cujas funções podiam ser tanto estatais quanto religiosas.Cerimônias e rituais eram praticados e a

Relacionados